Novas Estrategias
Ensaios: Novas Estrategias. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ad2691ba24 • 12/4/2014 • 2.179 Palavras (9 Páginas) • 261 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5
2.2 GESTÃO DE PESSOAS 6
2.3 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 7
2.4 INTRODUÇÃO A ECONOMIA 8
3 CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de disseminar e potencializar novas estratégias empresariais no País e incentivar o uso de estratégias administrativas, o projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso mostra histórias de empreendedores que fazem a diferença em sua comunidade. Como é o caso de sucesso do Município de Lago do Junco, do Maranhão.
O que era apenas um costume familiar passou a ser um negócio para a pequena cidade e a fez ser reconhecida mundialmente trata-se do uso de plantas para a cura de doenças.
A princípio, os moradores utilizam a prática devido a falta de recursos para adquirir medicamentos, pois no Município não havia Unidade Básica de Saúde (UBS). No entanto, após a implantação das ações do Fórum de Desenvolvimento Local, a mobilização dos moradores e das instituições, a sociedade foi beneficiada com diversos outros benefícios. Exemplos: A pequena cidade economizou aproximadamente R$ 6 a 12 mil mensais na aquisição de medicamentos para a farmácia básica. mil na compra de medicamentos, ainda ganhou uma UBS, entre outros. Entretanto, o principal benefício foi melhora na qualidade de vida.
A população tinha a força de vontade, mas a informação e o conhecimento não chegavam até ela. A partir do momento em que houve mudanças neste contexto as ações passaram a ter resultados positivos. As ações do Fórum auxiliaram na implantação do Horto e da Farmácia Fitoterápica. Elas foram executadas no Município mediante há um conjunto de fatores como: desenvolvimento da equipe; construção e divulgação dos objetivos; qualidade das decisões; integração e comunicação dos participantes; autonomia e suporte para a realização das atividades e perspectiva de crescimento.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com o texto Minha Terra Tem Palmeiras, Lago do Junco, um pequeno município maranhense, foi fundado em 1961, pertence à região dos cocais – microrregião do Médio Mearim –, está situado a 315 km da capital, São Luís.
Em 2000, conforme o IBGE, sua população era de 9.211 pessoas, sendo que 6.102 viviam na zona rural.
Estatisticamente, Lago do Junco sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores aos de outros municípios. Sua vegetação predominante sempre foi a palmeira de babaçu, mas por causa da expansão da pecuária, viu-se ameaçada. O fruto representava para uma parcela da população rural uma das poucas fontes de renda.
Quanto à educação, era dada por parte da Prefeitura uma atenção para o fornecimento de material didático, transporte escolar, merenda escolar, atividades de lazer. No entanto, o material didático não era suficiente para todo o ano letivo. Havia a necessidade de livros didáticos para o ensino Supletivo, pois a sua falta dificultava o aprendizado do aluno e o trabalho do professor.
No município, existia somente o curso profissionalizante de Magistério, havendo a necessidade da criação de novos cursos, já que este curso não atendia a todas as necessidades e ao interesse dos alunos.
A saúde sempre foi um indicador que comprometia o desempenho do município quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Quanto à medicação fitoterápica, de um modo geral, grande parte dos moradores possuía plantas em casa. As ervas mais usadas eram: erva-cidreira, boldo, bacurau, hortelã, etc.
2.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Valores virtuosos como disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se presentes na missão de organizações e tem sido responsáveis pela longevidade e credibilidade de algumas, por décadas.
Não basta simplesmente colocar as pessoas juntas para que se alcance um bom desempenho.
É preciso que a pessoa aprenda como interagir de maneira a compartilhar informações, confrontar diferenças e cooperar com os seus pares. Sabe-se que os resultados alcançados pelos grupos dependem muito do grau de participação de cada um, bem como do nível de envolvimento, de que as pessoas dispõem. Outro componente que tem sido enriquecedor e responsável pelo sucesso das empresas que adotam esta postura e, portanto, merece ênfase é a valorização da diversidade.
O fato de a empresa ter entre seus membros pessoas diferentes não a torna mais inovadora. É preciso seres humanos, suas raças, culturas, crenças. Essas diferenças culturais devem ser reconhecidas como importante nas organizações, pois mostra a visão de cada um em relação ao ambiente que se criem espaços para a inovação. É falar de inclusão de minorias, mas baseada nas competências.
Pode-se também definir clima organizacional como um conjunto de valores, ou seja, aquilo que identifica os colaboradores como de trabalho.
2.2 GESTÃO DE PESSOAS
Durante o processo, a Gestão de Pessoas esteve presente na participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento da comunidade.
Segundo o autor, Idalberto Chiavenato, a informação deve chegar ao cidadão para que possa desenvolver novas aptidões e aperfeiçoar características que já possuem.
Se as pessoas tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos. Após a realização do primeiro seminário na pequena cidade, as demais ações existentes partiram da própria comunidade,
...