Noção de Algoritmos
Resenha: Noção de Algoritmos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandrofurtes • 1/6/2013 • Resenha • 969 Palavras (4 Páginas) • 368 Visualizações
Noção de Algoritmos
Um algoritmo é uma sequencia de instruções finitas e ordenada deforma lógica para a
Resolução de uma determinada tarefa ou problema. São exemplos de algoritmos instruções de
Montagem, receitas, manuais de uso, etc. Um algoritmo não é a solução do problema, pois, se.
assim fosse, cada problema teria um único algoritmo; um algoritmo é um caminho para a
solução de um problema. Em geral, existem muitos (senão infinitos) caminhos que levam a
uma solução satisfatória.
Um algoritmo não computacional é um algoritmo cuja sequencia de passos, a princípio,
não pode ser executada por um computador. Abaixo é apresentado um algoritmo não
computacional cujo objetivo é usar um telefone público. Provavelmente você “executou” o
algoritmo deste exemplo diversas vezes. O termo algoritmo está muito ligado à Ciência da
Computação, mas, na realidade, ele pode ser aplicado a qualquer problema cuja solução possa
ser decomposta em um grupo de instruções.
Pseudo Linguagem
Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível mas evitando de definir regras de construção gramaticais muito rígidas. A ideia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, mas restringindo o escopo da linguagem.
È uma linguagem de programação,
logo tem sua sintaxe e sua semântica. Estas são, contudo, bastante simplificadas.
Comandos de entrada e saída de dados, por exemplo, não consideram a forma particular
de entrada ou exibição de dados: isto é deixado para a fasede implementação efetiva do programa na linguagem de
programação escolhida.
Pseudolingugem: SE,ENTÂO,SENÂO
Linguagem de programação: Java, C,Pascal, etc.
Linguagem de máquina: Zeros e uns...
Estrutura de um algoritmo
Quando trabalhamos com a construção de um algoritmo, devemos seguir uma ordem predeterminada. A construção de um algoritmo segue a seguinte ordem:
Nome do programa
Inclusão das bibiliotecas utilizadas
Declaração das variáveis globais
Criação dos procedimentos e funções
Indicador do início do programa (Begin)
Código principal
Indicador de fim do programa (End.)
Existem certas regras que devem ser seguidas ao se criar um algoritmo. Essas regras vão desde a sintaxe dos comandos até a ordenação dos mesmos. A seguir aprenderemos como deve ser a estrutura básica de um algoritmo desde a primeira até a ultima linha.
Um exemplo de um algoritmo
Inicio Algoritmo para descascar 20 batatas
pegue a cesta de batatas no armário;
pegue uma bacia para colocar as batatas descascadas;
pegue uma faca na gaveta;
repita
descasque uma batata;
coloque a batata descascada na bacia;
enquanto < núm de batatas descascadas for menor que
Fim
Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.
INTEIRO ADMITE SOMENTE NÚMEROS INTEIROS. GERALMENTE É UTILIZADO PARA REPRESENTAR UMA CONTAGEM (QUANTIDADE)
Exemplos: 10, 5, -5, -10
REAL ADMITE NÚMEROS REAIS (COM OU SEM CASAS DECIMAIS). GERALMENTE É UTILIZADO PARA REPRESENTAR UMA MEDIÇÃO.
Exemplos: 10, 15.5, -14.67
CARACTERE ADMITE CARACTERES ALFANUMÉRICOS. OS NÚMEROS QUANDO DECLARADOS COMO CARACTERES TORNAM SE REPRESENTATIVOS E PERDEM A ATRIBUIÇÃO DE VALOR.
Exemplo "Esta é uma cadeia de caracteres", “B”, “1234”
LÓGICO ADMITE SOMENTE VALORES LÓGICOS(VERDADEIRO/FALSO).
0peradores Aritméticos e Lógicos
Estes operadores são empregados com muita freqüência em programação. É com o seu uso (muitas vezes da combinação de vários deles) é que são feitas as tarefas mais comuns de processamento de dados.
Operadores Aritméticos
OPERADOR OPERAÇÃO TIPOS DOS OPERANDOS TIPO DO RESULTADO
+ adição inteiro inteiro
real real
- subtração inteiro inteiro
real real
* multiplicação inteiro inteiro
real real
/ divisão inteiro real
real real
div divisão inteira inteiro inteiro
mod resto da divisão inteira inteiro inteiro
Operadores Relacionais
OPERADOR OPERAÇÃO TIPO RESULTANTE TIPOS DOS OPERANDOS
= igual Lógico tipos
...