TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aeroporto de Hong Kong

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 5

VISÃO ESTRATÉGICA

Cria um novo aeroporto internacional sobre uma ilha.

VISÃO TÁTICA

Construir uma ilha artificial como base para o terminal, criar pontes, estradas, túneis, ferrovias para darem acesso a ele, como, também, a estrutura do aeroporto. Com o prazo de sete anos para finalização das obras.

VISÃO OPERACIONAL

• Conseguir finalizar uma obra, que duraria entre dez e vinte anos, em sete anos;

• Criar uma ilha artificial para abrigar o aeroporto, já que na cidade não havia mais espaço e as ilhas disponíveis não tinham as características necessárias;

• A longa distância entre a cidade de Hong Kong e a ilha artificial fazia com que houvesse necessidade de criar diversos meios de chegar até o aeroporto, meios esses que deveriam ser capazes de suportar a força da maré;

• Crias terrenos para construção das autoestradas e ferrovia;

• Construir o maior espaço fechado já existente (até então) com estruturas capazes de sustentá-lo sobre a ilha e suportasse a força da maré;

• Utilizar os entulhos provenientes da remoção de montanhas para criação da ilha artificial.

FASES DO PROJETO

INICIAÇÃO

Deu-se inicio ao projeto pela necessidade da construção de um novo aeroporto em Hong Kong, pois o antigo já não suportava mais o fluxo de voos. Como na cidade não havia mais espaço disponível, decidiram fazê-lo sobre uma ilha e, com isso, seria necessário, também, criar meios de chegar até ele, sendo necessário o projeto todo ser finalizado em sete anos.

PLANEJAMENTO

Decidiu-se criar uma ilha artificial, pois as ilhas disponíveis não tinham as características necessárias para abrigar o aeroporto. A ilha artificial conectaria as outras duas ilhas já existentes, formando uma ilha só. Para conseguir ter acesso ao aeroporto, seria necessário construir cerca de 35 km de autoestradas, túneis e pontes, além de uma malha ferroviária e uma nova estação. Por fim seria feita a construção da maior estrutura fechada do mundo sobre a ilha artificial.

Seria necessário o envolvimento de profissionais com conhecimento nas mais diversas áreas, como projetistas, engenheiros, mergulhadores, alpinistas, pedreiros, entre muitos outros.

EXECUÇÃO E CONTROLE

As obras foram iniciadas em setembro de 1991. Primeiramente, era necessário construir a ilha, para isso montanhas das ilhas existentes foram removidas e os entulhos provenientes foram utilizados para transformar essas duas ilhas em uma só. Para a construção da base da ilha foram removidos 12 metros de espessura de lodo para deixar a rocha abaixo dela exposta.

O túnel, que ligaria a costa a enseada, foi construído 15 metros abaixo da água. Mergulhadores guiavam os segmentos para seus lugares e, então macacos hidráulicos os uniam e vedavam as juntas dando formato ao túnel.

Duas torres com altura comparada a prédios de 60 andares foram erguidas e os cabos de suspenção dessas torres pesavam cerca de 13 mil toneladas cada. Eles trabalhadores sabiam que necessitavam executar o trabalho com rapidez, pois estavam vulneráveis as ações do mal tempo, portanto, conseguiram esticar 86 mil quilômetros de aço pelo ar em apenas 9 meses. Por fim plataformas, pré-fabricadas, de 900 toneladas cada, foram erguidas para formar a ponte.

Para a construção da autoestrada e da malha ferroviária foi necessário construir um terreno entre as montanhas e o mar. Esse terreno também abrigaria os elementos necessários para o suporte do aeroporto, como dutos de água, gás, sistemas de abastecimento elétrico, telefônico, entre outros. Foi feita a construção de 9 quilômetros de quebra mar, para proteção da estrutura, e colocação de 25 milhões de metros cúbicos de terra atrás do quebra mar. Além disso, para a estação de metrô ser feita, vinte hectares de terra foram criados na enseada Vitoria.

Ao iniciarem a construção do terminal, descobriram que as marés forçavam as águas dos lençóis subterrâneos para dentro das fundações, se aquilo não fosse corrigido, a água empurraria o terminal pra fora das fundações. Como não era possível deter a maré, foram utilizadas enormes batistacas, eles comprimiram enormes pilares de concreto dentro do solo, cada um pesava 20 toneladas, os pilares atravessavam a camada de terra até chegar ao fundo do mar, prendendo o pilar na rocha.

O prazo final estava se aproximando e eles temiam não conseguir finalizar a obra a tempo. Para tentar acelerar o processo, os engenheiros começaram a produzir o telhado estrutural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com