O Amassador de Latinha
Por: BRUUPEDROTTI • 30/4/2020 • Ensaio • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
ALAN MARQUES SANTANA
BRUNA PEDROTTI
BRUNO MALANGE CUSTÓDIO RPDRIGUES
BRYAN JUNIOR ALMEIDA DE RARIS
CÉZAR AUGUSTO GALHARDO
LUCAS SILVA DE SOUSA
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
PEDRO GUILHERME PINTO
WILSON MARÇAL FERREIRA
COMPACTADOR DE LATAS DE ALUMÍNIO AUTOMATICO
SÃO PAULO
2020
ALAN MARQUES SANTANA DO VALE RA: 318105219
BRUNA PEDROTTI RA: 317103546 BRUNO MALANGE CUSTÓDIO RODRIGUES RA: 317200583
BRAYAN JUNIOR ALMEIDA RARIS RA: 320103759
CÉZAR AUGUSTO GALHARDO RA: 3018202848
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA RA: 317200894
LUCAS SILVA DE SOUSA RA: 317202846
PEDRO GUILHERME PINTO RA: 317201324
WILSON MARÇAL FERREIRA RA: 318104788
COMPACTADOR DE LATAS DE ALUMINIO AUTOMATICO
Trabalho acadêmico apresentado a Banca examinadora como exigência parcial para obtenção de nota de graduação do curso de Engenharia Mecânica e Tecnologia em Mecatrônica Industrial da Universidade Nove de Julho, sob a orientação do Prof° Gustavo Silva.
SÃO PAULO
2020
SUMARIO
- INTRODUÇÃO _________________________________________
1.1 OBJETIVO _____________________________________________
1.2 JUSTIFICATIVA _________________________________________
1.3 METODOLOGIA _________________________________________
1.0 INTRODUÇÃO
A indústria é um setor da economia que cresce constantemente, e por sua produção, necessita-se de funcionários qualificados e bons equipamentos, gerando eficiência, boa produtividade e mantendo níveis de qualidade aceitáveis.
Com o aumento da demanda, a necessidade de produção tem gerado preocupações para os empresários, devido à necessidade de produzir mais e assim, investir em melhorias para cada setor dentro do processo produtivo. Com isso, é necessário investir e adquirir máquinas automatizadas para o aumento da produtividade, e também na capacitação de operadores habilitados para manusear as mesmas.
Os processos automatizados refletem em segurança, rapidez, qualidade, diminuição no desperdício e do contato de matéria prima, entre outros benefícios para a empresa.
Neste contexto, este projeto trata-se do desenvolvimento de um mecanismo mecânico automatizado de compactar latas recicláveis. Relevando a importância da sustentabilidade e reciclagem de produtos.
Com este trabalho visa-se a aplicação da máquina desenvolvida ser utilizada nos conhecidos popularmente como “ferros-velhos”, onde materiais reciclados são vendidos por “catadores” ou habitantes que separam as latas de alumínio. Assim gerando economia de tempo para estes estabelecimentos e otimização do armazenamento das latas, para em seguida serem recicladas.
1.1 OBJETIVO
O objetivo deste projeto é elaborar um compactador de latas de alumínio, para otimizar o tempo realizado na reciclagem das latas.
Também, tem como objetivo a obtenção de um aparelho que apresente um bom custo-benefício que justifique o investimento. Buscando-se por componentes de boa qualidade, mas com preços baixos.
1.2 JUSTIFICATIVA
O tempo gasto atualmente, tanto por pontos de coleta, “ferros-velhos”, catadores, utilizando-se de mão de obra humana, para a realização da compactação das latas, é consideravelmente mal utilizado, partindo do principio de que um único funcionário deve realizar, a separação, compactação e armazenamento, busca-se por meio deste equipamento, a otimização desse tempo, tornando mais prático e rápido a locomoção do material para sua reciclagem. Considerando os dados da Revista Folha de São Paulo, o tempo médio em que uma lata pode ser comprada, usada, coletada, reciclada, transformar-se em lata novamente e retornar aos supermercados e revendedores é de 30 dias. Otimizando-se um desses processos, pode-se obter uma quantidade maior de latas recicladas.
...