O Aterro Sanitário
Por: Larissa Xavier • 3/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.280 Palavras (14 Páginas) • 177 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O aumento desordenado da população e o crescimento sem planejamento de grandes centros urbanos tem gerado um aumento acelerado na produção de resíduos sólidos. O homem é naturalmente um poluidor, já que em todas suas atividades geram resíduos.
Os aterros sanitários são os locais mais comuns onde os lixos das cidades são depositados, devido ao baixo custo operacional e a grande capacidade de absorção de resíduos quando comparados a outras formas de descarte do lixo, dispõem de técnicas de captação de biogás que pode ser planejado ou adaptado para a geração de eletricidade, sendo o biogás formado pelos seguintes gases: gás metano, dióxido de carbono, nitrogênio, oxigênio e gás sulfídrico que são os gases que mais contribui para o Aquecimento Global, a partir do biogás formado a eletricidade gerada contribui para a diversificação da matriz elétrica de forma limpa.
A conversão energética do biogás pode ser a solução para o grande volume de lixo produzido pelos grandes centros urbanos e também por atividades agrícolas e tratamento de esgotos domésticos. Sendo que, além de reduzir o potencial tóxico do metano e outros gases contribuintes para o aquecimento global também produz energia e pode substituir outros combustíveis utilizados na indústria.
Há diversas tecnologias para efetuar a conversão energética do biogás, dentre elas a mais utilizada são os motores de combustão interna de Ciclo Otto, que podem ser a solução para o grande volume de lixo produzido pelos grandes centros urbanos e também por atividades agrícolas e tratamento de esgotos domésticos. Sendo que, além de reduzir o potencial tóxico do metano e outros gases contribuintes para o efeito estufa e o aquecimento global também produz energia e pode substituir outros combustíveis utilizados na indústria.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o conhecimento de forma clara e objetiva sobre os aterros sanitários e sua contribuição na formação do biogás, que podem beneficiar o meio ambiente e a saúde pública, com a diminuição dos problemas produzidos pelo volume excessivo de lixo, como doenças e infestação de pragas, e também a geração de energia elétrica de forma limpa e sustentável.
Na justificativa deste trabalho será abordada o porquê foi escolhido esse tema, qual a sua finalidade, as razões que devem ser relevantes para a elaboração do projeto, e os impactos causados, benéficos ou maléficos, em relação a produção do biogás e a geração de energia elétrica.
Os objetivos responderão a uma pergunta central do projeto, que é sobre a finalidade dos aterros sanitários, de forma clara mostra sobre o que se pretende conhecer com o projeto de pesquisa.
O referencial teórico é a etapa do projeto mais importante, onde será feito através de materiais bibliográficos, e explica desde o que é um aterro sanitário, até a geração de energia elétrica proveniente do biogás, por meio de diversos artigos científicos que se consegue passar uma proposta de pesquisa, visando o entendimento de todos.
Na metodologia é o próprio método, ou seja, caminho que foi usado para alcançar um objetivo, explicará como foi feito o projeto, qual a concepção da realidade do objeto de estudo, que foram os artigos científicos.
Por fim, a conclusão, será um fechamento sobre tudo que será explicado nas etapas do projeto de pesquisa. Onde trará uma análise crítica do tema discutido, e fará sugestões de como deverá ser resolvido alguns problemas provenientes a produção da energia elétrica por meio do biogás.
- JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais, a sociedade e os órgãos públicos tem à disposição dos resíduos sólidos, como um grande desafio por conta do aumento da sua produção que dificulta o manejo e a disposição correta.
Os resíduos sólidos formados podem ser enviados para os lixões, aterros controlados ou aterros sanitários onde este, é a forma de disposição final adequada pois o lixo passa por três setores onde haverá um processo de degradação em que é liberado gás metano. Onde o potencial de geração de energia a partir do biogás em algumas regiões pode suprir o consumo energético de uma cidade com uma média de 1,5 milhões de habitantes.
Desta forma, este trabalho visa a geração de energia por meio da utilização do biogás de aterros aproveitando o seu potencial energético, já que as emissões de biogás nos aterros sanitários brasileiros totalizam 865.599,37 toneladas anuais podendo ser utilizado para a redução do consumo de energias não renováveis.
Além disso o biogás pode ser usado não somente para obtenção de energia elétrica, podendo ser usado para a energia térmica, além do biogás excedente que pode ser usado como combustível de automóveis.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
O uso de aterros sanitários para fins energéticos tem como principal finalidade o aproveitamento da degradação de resíduos sólidos, que vem aumentando cada vez mais com o crescimento da população, para convertê-lo em energia útil, tais como: eletricidade, vapor, combustíveis ou para abastecer gasodutos com gás de qualidade.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Primeiramente foi delimitado a quantidade de pessoas por grupo para elaboração do projeto de pesquisa;
- Logo após, foi designado o tema do trabalho para elaboração do projeto;
- A introdução foi a primeira parte do projeto a ser desenvolvida;
- A justificativa e objetivos, após a introdução;
- O referencial teórico foi a terceira parte a ser desenvolvida, onde foi feito a partir de artigos científicos e sites confiáveis;
- Por fim a metodologia e a conclusão foram desenvolvidas, onde na conclusão de forma geral foi um apanhamento de todo o trabalho;
- As referências teóricas foram elaboradas após todo o projeto já pronto, finalizando assim o projeto de pesquisa.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Uma característica da sociedade brasileira atual é o excesso do consumo, onde muitas pessoas são movidas pelo sistema capitalista e consomem mais a cada dia, tendo como consequência a causa de sérios danos ambientais, desde a extração em excesso de matéria-prima a toneladas de resíduos que são gerados.
A disposição dos resíduos sólidos está assumindo papel de destaque entre as demandas da sociedade brasileira, aí incluídas as comunidades locais, seja pelos aspectos ligados à veiculação de doenças e, portanto, à saúde pública, seja pela contaminação de cursos d’água e lençóis freáticos, seja pelas questões sociais ou, ainda, pelas pressões advindas de atividades de lazer e turismo. (LANDIM, AZEVEDO, 2006).
...