O Biodiesel
Por: luizabernardi • 24/11/2017 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
História
Já vem sendo pesquisado desde o início do século passado, principalmente na Europa. Dr. Rudolf Diesel, engenheiro mecânico filho de imigrantes alemães na França, desenvolveu o motor a diesel em 1895 e em 1900 levou à uma feira em Paris usando óleo de amendoim como combustível.
Apesar de o motor ciclo diesel ter sido inicialmente usado com óleo vegetal, os baixos custos do petróleo acabaram adiando seu uso. A intensificação das pesquisas e o interesse crescente por combustíveis alternativos cresceram após o choque do petróleo, junto com a necessidade de reduzir a poluição ambiental.
O que é o biodiesel?
Combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, obtido através de processos como o craqueamento, esterificação ou transterificação, sendo este o mais utilizado. O biodiesel é um éster metílico de ácido graxo de cadeia longa, que tem como subproduto a glicerina. Sua coloração depende do óleo vegetal escolhido como matéria-prima, variando de dourado a castanho claro, e seu odor é também parecido com o óleo que o provém.
Por ser biodegradável, não-tóxico e livre de enxofre é considerado um combustível ecológico.
[pic 1][pic 2]
Propriedades:
Como sua matéria-prima varia, algumas propriedades não são fixas, como a densidade e o ponto de névoa, por exemplo. Mas algumas permanecem constantes:
- Lubrifica melhor que os atuais combustíveis diesel, o que reduz o desgaste do sistema e aumenta a vida útil do equipamento de injeção
- Imiscível a água
- Alto ponto de ebulição
- Ponto de fulgor maior que a temperatura ambiente
- Índice de cetano 60
- Poder calorífico próximo ao do óleo diesel mineral, diferença média de 5%
- Poder de solvência alto
Espécies vegetais no Brasil que podem produzir o biodiesel:
- Mamona
- Dendê (palma)
- Girassol
- Babaçu
- Amendoim
- Pinhão manso
- Soja
[pic 3]
Utilização
Utilizado como combustível para carros ou caminhões que possuem motores a diesel.
A mistura entre o biodiesel e o diesel mineral é denominada pela sua proporção de porcentagem em volume de biodiesel adicionado, variando de misturas de 2%, chamada de B2 até sua forma pura, o B100. As misturas mais utilizadas estão na faixa de 5% a 20%.
A experiência de utilização do biodiesel no mercado de combustíveis tem se dado em quatro níveis de concentração:
· Puro (B100)
· Misturas (B20 – B30)
· Aditivo (B5)
· Aditivo de lubricidade (B2)
Atualmente o diesel vendido nos postos brasileiros possui 7% de biodiesel em sua mistura (B7), mas novos aumentos são estabelecidos a cada ano.
[pic 4]
Produção por transesterificação
[pic 5]
[pic 6]
Transterificação é uma reação química entre ésteres e álcoois forma um novo éster, na presença de catalisador. Na reação do biodiesel, em particular, o óleo vegetal + álcool + catalisador resulta em biodiesel (éster de ácido graxo) e glicerol, como subproduto.
...