O Complementos de Química Aplicada Energia Solar
Por: Bruno Cruz • 4/4/2020 • Trabalho acadêmico • 2.255 Palavras (10 Páginas) • 214 Visualizações
UNIP – 2016
CQA
Complementos de Química Aplicada
Energia Solar
Grupo:
Bruno
Bruno
Bruno Cruz B Rodrigues C33147-3
Guilherme Arcanjo B67662-0
Thiago Monteiro C3121A-7
EP5P13
________________
1.0 Introdução
_______________________________________________________________
A crise energética e a busca por energias renováveis têm reacendido o debate sobre fontes alternativas de energia. E nesses debates a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que é de fácil implantação, possui custo de manutenção baixo, é uma fonte renovável e ideal para locais onde as radiações solares são abundantes. Mas no Brasil, país que pela área, geografia e localização, entre outros fatores, é potencialmente favorável para o desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos, existe um atraso nesta área em relação a outros países.
Com o constante avanço da tecnologia, várias inovações no modo como são fabricados os sistemas para geração de energia solar estão surgindo, contribuindo assim para diminuição dos preços e consequentemente tornando este tipo de energia mais acessível.
A radiação solar é um dos maiores responsáveis por grande parte da energia renovável disponível no planeta terra. E por incrível que pareça, apenas uma pequena parte desta forma de energia é utilizada.
Esta forma de energia, juntamente com outras formas secundárias, é uma das tecnologias mais importantes para o desenvolvimento de um planeta sustentável. Sua utilização é de extremo interesse para organizações que visam um mundo equilibrado, ecologicamente correto e que não agrida a natureza.
________________
2.0 O que é energia solar?
_______________________________________________________________
A energia solar é definida como a energia obtida a partir de radiação do sol. As duas principais formas de energia solar incluem energia ativa e passiva.
Energia solar ativa envolve equipamento ou uma ação para converter energia solar em uma forma útil. Um exemplo de energia solar ativa é a utilização de células solares para converter a energia do sol em energia eléctrica que pode ser utilizado em casa .
Energia solar passiva não exige qualquer ação ou equipamento específico. Um exemplo de energia solar passiva está em estrategicamente colocar janelas em uma casa para permitir que a luz solar para entrar e fornecer calor.
2.1 O Quando a ideia de energia solar passou a existir?
_______________________________________________________________
As pessoas têm aproveitado a energia solar durante séculos. Já no século 7 AC, as pessoas usavam lupas simples para concentrar a luz do sol em raios tão quente que poderia causar a madeira a pegar fogo. Mais de 100 anos atrás, em França, um cientista usado calor de um coletor solar para fazer o vapor para acionar uma máquina a vapor.
O efeito Fotovoltaico foi observado tão cedo quanto 1839 por Alexandre Edmond Becquerel, e foi objeto de investigação científica através do início do século XX. Em 1954, Bell Laos em os EUA introduziu o primeiro dispositivo de energia solar fotovoltaica, que produziu uma quantidade utilizável de energia elétrica, e em 1958, as células solares estavam sendo usados em uma variedade de aplicações científicas e comerciais de pequena escala.
3.0 Como gerar eletricidade a partir do sol?
_______________________________________________________________
Uma vez que a luz do sol atinge o painel solar em energia solar fotovoltaica, os fótons, em seguida, excitar as moléculas de silício, causando-lhes para se mover, o que gera eletricidade. A eletricidade gerada por painéis solares fotovoltaicos são então ou transferido diretamente para a rede elétrica ou armazenada em uma bateria até que seja necessário.
O painel fotovoltaico são painéis solares geram energia elétrica grátis a partir do sol e de forma muito simples, sem mecanismos móveis, sem gerar resíduos e sem necessidade de manutenção. O painel solar é o principal componente de um sistema de energia solar e é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que geram energia através da luz do sol. Quando o sol atinge a célula os elétrons se movimentam gerando uma corrente elétrica.
Uma descrição de um painel típico terá aproximadamente um m2 e pesa pouco mais de 10 Kg, é feito de 36 células solares capazes de produzir cerca de 20 volts em corrente contínua e uma potência de até 140 Watts. Os modelos geralmente variam de 5 até 300 Watts de potência máxima, dependendo da intenção de uso e tecnologia empregada.
Existem 3 tipos de painéis fotovoltaicos são:
* Painéis Solares Monocristalinos – São mais eficientes e feitos de células monocristalinas de silício. O silício utilizado deve ter elevada pureza, o que envolve um processo complexo para fabricar os cristais únicos de cada célula.
* Painéis Solares Policristalinos – São um pouco menos eficientes que os monocristalinos. Nestes painéis as células são formadas por diversos e não somente um cristal, dando uma aparência de vidro quebrado à célula.
* Painéis de Filme Fino – O material fotovoltaico é depositado diretamente sobre uma superfície, como metal ou vidro para formar o painel. São muito mais baratos e também muito menos eficientes. A área disponível pode ser uma restrição, pois a baixa eficiência deve ser compensada por
...