O Conceito De Energia Eletrica
Por: Lerene • 11/1/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 75 Visualizações
TRABALHO INDIVIDUAL – 15/05 e 16/05
AREA DE ATUAÇÃO: Energia Elétrica
CONCEITO DE ENERGIA ELETRICA
É produzida através da diferença de potencial elétrico* entre dois pontos de um condutor, o que permite a geração das correntes elétricas.
- EXEMPLOS DE ACIDENTE
É um evento que resulta em danos reais e é geralmente causado por falhas humanas, problemas técnicos ou outros fatores.
- Quedas envolvendo manutenção de torre de alta tensão (e outras diversas), montagem de eletrocalhas, passagem de cabos, troca de luminárias, entre outras.
- Acidentes com ferramentas
- Exposição a ruídos do transformador em funcionamento, do reator e de outros equipamentos elétricos na subestação (como ventiladores, em caso de subestações climatizadas, o ruído do sistema de resfriamento). O nível médio de ruído de uma subestação em operação é de 80 a 100 dBA.
A NBR 7277 de 11/1988 - Transformadores e reatores - Determinação do nível de ruído prescreve os métodos de determinação dos níveis de ruído audível de transformadores, reatores e sistemas de resfriamento associados.
- Choques elétricos seja com geradores, fontes e fios de alta tensão ocasionando choques gravíssimos, que quando não levam a óbito, resultam em sequelas.
- Trabalhadores que executam cargas suspensas com guindaste ou mesmo trabalhadores em pé ao lado de um guindaste (podendo ocorrer algum contato do guindaste com a linha energizada);
- EXEMPLOS DE QUASE ACIDENTE
É um evento que poderia causar danos, mas foi evitado devido a medidas de segurança preventivas.
- O profissional montava eletrocalhas com o apoio de uma plataforma elevatória, quando se desequilibrou e caiu para fora do guarda corpo, sendo evitado o acidente devido ao cinto de segurança e outros EPI’s.
Um colaborador está a atravessar o corredor da fábrica pela passadeira e o comboio logístico, a partir da passadeira como marcação de pavimento abranda, o que permite que o colaborador passe em segurança.
- O colaborador subiu uma torre de Alta Tensão para manutenção e uma de suas ferramentas se desprendeu da bolsa cinto. Por desencargo de consciência, a ferramenta também estava presa por corda, o que evitou a queda do mesmo.
Um caminhão estava estacionado com a traseira voltada para uma doca de carregamento. Mais ou menos dois metros separavam a traseira do caminhão da doca. Um trabalhador passava entre a doca de carregamento e o caminhão. Neste momento, o motorista do caminhão, sem avisar, acionou o caminhão em marcha-a-ré, para se aproximar mais da doca. O empregado deu um grito assustado e conseguiu pular para o lado em segurança; por pouco não foi esmagado contra a doca. Não houve contato, mas o empregado ficou assustado e nervoso com a experiência.
- A exposição de ruído além de dificultar a audição e a adequada compreensão, pode contribuir para o estresse, o que aumenta a carga cognitiva e agrava a probabilidade de erros. Pode ser reduzida com o auxílio de EPI’s como protetor auricular e abafador tipo concha.
- Pode ocorrer choques elétricos devido à fios desencapados ou não isolados, nível de óleo do motor e radiador, falta de manutenção preventiva, entre outros.
- Além do risco da queda, pode ocorrer choques elétricos caso o operador não esteja devidamente paramentado.
[pic 1]
EXPLIQUE SE OS EXEMPOS SÃO FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA, ATO INSEGURO OU CONDIÇÃO INSEGURA E PORQUÊ.
- ATO INSEGURO: São as maneiras como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. “O ato inseguro é uma violação de um procedimento de segurança aceito que poderia permitir a ocorrência de um acidente.”
- FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA: são os que levam o trabalhador à prática do ato inseguro, independentemente da sua vontade. São fatores externos, próprios das características físicas e psicológicas de cada um, como tensão, estresse, insegurança e condições sociais.
- CONDIÇÃO INSEGURA: são aquelas que compreendem a segurança do trabalhador: falhas, defeitos, irregularidades técnicas e carência de dispositivos de segurança que colocam em risco a integridade física e/ou a saúde das pessoas e a própria segurança das instalações e equipamentos. “A condição insegura é uma condição física perigosa ou circunstância que pode permitir diretamente a ocorrência de um acidente.”
EXEMPLOS DE ACIDENTES
TIPO DE ACIDENTE | CONDIÇÃO | POR QUÊ |
QUEDA | ATO INSEGURO | Porquê consciente ou inconscientemente o colaborador se expõe a riscos de acidentes |
ACIDENTE COM FERRAMENTAS | CONDIÇÃO INSEGURA | Porquê pode colocar em risco a própria integridade física e/ou a saúde das pessoas que estão próximas a atividade executada |
CHOQUES ELÉTRICOS | FATOR PESSOAL DE INSEGURAÇA E ATO INSEGURO | Porquê o profissional pode estar violando um procedimento de segurança ou se expondo ao risco devido a fatores externos |
CARGAS SUSPENSAS | ATO INSEGURO | Porquê consciente ou inconscientemente o colaborador se expõe a riscos de acidentes |
INVENTÁRIO DAS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS: (aula 3) – NR 12
CESO
1520000135_boletimcipaavisa102janeiro2018.pdf (usp.br)
Ato Inseguro e Condições Inseguras - DDS - Prevenção (ddstemas.com.br)
Tipos de Riscos (fiocruz.br)
Você sabe a diferença entre perigo e risco de trabalho? - Volk do Brasil
NR 10 - Segurança em Instalação e Serviços com Eletricidade – Básico (sistemafibra.org.br)
Inventário de riscos elétricos segundo a NR 1 e a NR 10 - Parte IV – Exposição ao risco de arco elétrico - O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para profissionais do setor elétrico (osetoreletrico.com.br)
...