TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO DA AREIA NO COMPORTAMENTO DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO

Por:   •  19/12/2022  •  Bibliografia  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

EFEITO DA AREIA NO COMPORTAMENTO DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO

Autores

RESUMO

Introdução

O uso de agregado reciclado da construção civil tem se mostrado uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental. A NBR 15116:2021 define os parâmetros a serem obedecidos para o uso de agregados reciclados em argamassas. Nesse trabalho mostramos o comportamento de duas argamassas: uma com 100% de agregado natural (AN) e outra com uma substituição de 35% em volume por agregado reciclado (AR). Foi feita a caracterização da areia natural determinando a sua massa unitária, massa específica e granulometria além de serem observados os aspectos físicos das argamassas como densidade de massa no estado fresco e no estado endurecido, resistência à tração na flexão e à compressão, absorção de água por capilaridade e o coeficiente de capilaridade, determinação da absorção de água, índice de vazios e massa específica

Materiais e Métodos

Para a confecção das argamassas o aglomerante empregado foi o cimento Portland composto com escória – CPII-E-32. Como agregado miúdo optou-se pela areia natural fina, proveniente de _________ com diâmetro máximo de 1,18 mm e módulo de finura de 1,22 em ensaio realizado de acordo com a NM 248:2001 enquanto que a areia reciclada foi produzida em _______. O aditivo utilizado foi o Quimikal MPK 120® da Queveks Fórmulas Concentradas®. O ambiente utilizado para a realização dos experimentos foi o Laboratório de Engenharia Civil – LEC da UFPA.

A execução dos ensaios tem como base as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Para isso, foram usados corpos de prova em formato cilíndrico com dimensões de 5 cm x 10 cm e outros com formato prismático com dimensões de 4 cm x 4 cm x 16 cm. Os corpos de prova foram desmoldados três dias após os seus preenchimentos. Devemos fazer uma ressalva: as normas sugerem no mínimo três corpos de prova para cada tipo de ensaio. No nosso caso, foram usados apenas dois moldes para cada dosagem.

        Foi determinado o índice de consistência da argamassa a ser usada no experimento de caracterização. Para isso, seguiu-se o que é determinado pela NBR 13276:2016. O índice de consistência é determinado pela média de três medidas de diâmetro após o ensaio de abatimento e o seu resultado deve ser de 260 ± 5 mm. Após esse ensaio, foi feita a medida da densidade da argamassa no estado fresco de acordo com a NBR 13278:2005.

        Após _____ dias de cura foram medidas as dimensões dos corpos-de-prova assim como as suas massas, de acordo com a NBR 13280:2005, para a determinação da densidade massa no estado sólido.

        O ensaio de resistência à compressão axial seguiu os critérios da NBR 5739:2018. Os cilindros feitos com as argamassas foram ensaiados em uma máquina de ensaios da marca EMIC, modelo SS 300, com capacidade de ______ toneladas-força. Após serem retirados do processo de cura, os corpos de prova cilíndricos forma ensaiados recebendo uma carga com velocidade de ______.

        O ensaio de resistência à tração na flexão e à compressão seguiu os parâmetros estabelecidos na NBR 13279:2005. Inicialmente, os corpos-de-prova prismáticos foram submetidos em uma máquina de ensaios __________ para a verificação da resistência à tração na flexão. Para a realização do ensaio de resistência à compressão, foram usadas as duas metades de cada prisma ensaiados anteriormente, em uma máquina de ensaios __________________.

        Para a verificação da absorção de água por capilaridade e do coeficiente de capilaridade, deixamos os corpos-de-prova prismáticos à temperatura e umidade ambientes, com suas faces sendo lixadas e posteriormente pesadas. Posicionamos os corpos-de-prova com a face quadrada sobre os suportes no recipiente de ensaio, e mantivemos o nível de água permanecer constante a 5 mm acima da face em contato com a água. Nos tempos de 10 e 90 min esses corpos foram retirados e como preconiza a NBR 15259:2005.

        O ensaio para determinar absorção de água, índice de vazios e massa específica ocorreu de acordo com a NBR 9778:2005 e foi realizada na casa de um dos autores desse trabalho devido a impossibilidade de realizá-lo no laboratório. Após 72 horas submersos, os corpos-de-prova cilíndricos foram colocados em um recipiente e levado a ebulição. Após 5 horas foram deixados esfriar naturalmente e pesados com a ajuda de uma balança que segue o princípio de Arquimedes, onde entende-se que todo corpo mergulhado num fluido recebe um impulso de baixo para cima igual ao peso do volume do fluido deslocado.

        

Resultados e discussão

Resistência à tração na flexão e resistência à compressão

        O comportamento mecânico das argamassas foi feito através do ensaio de tração na flexão e também através do ensaio de compressão, ambos realizados no LEC, com seus resultados expressos nos gráficos abaixo:

        

Caracterização da argamassa

Na tabela XXX são apresentados os resultados da argamassa de assentamento com areia natural e com adição de 35% de areia reciclada. Diante dos resultados, as mesmas podem ser classificadas de acordo com a NBR 13281:2005 em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (319.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com