O ENSAIO DE GRANULOMETRIA
Por: jtjtjt • 27/8/2016 • Relatório de pesquisa • 619 Palavras (3 Páginas) • 633 Visualizações
FELIPE MIRANDA BRAGA ANDRADE
GILMAR SANTOS FILHO
IVAIR DE OLIVEIRA JUNIOR
JESSICA GAVASSONI DE SOUZA
NBR NM 248 AGREGADOS – DETERMINAÇÃO NA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
INTRODUÇÃO
Granulometria é o termo utilizado para medir a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada por meio de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.
A granulometria determina, também, o diâmetro máximo do agregado, que é a abertura da peneira em que fica retida uma percentagem igual ou imediatamente inferior a 5%. Outro índice importante determinado pela granulometria é o módulo de finura, que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.
OBJETIVOS
Temos por objetivo, ao término deste ensaio, determinar a composição granulométrica do agregado miúdo, bem como conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica do agregado, fundamentado na NBR NM 248:2003.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Balança com precisão de 0,01g
- Peneiras
- Agitador mecânico de peneiras (facultativo)
- Bandejas
- Escova ou pincel de cerdas macias
- Fundo avulso de peneira
- Quarteado
- Inicialmente a amostra de agregado passou pelo quarteado;
- Após passar pelo quarteado foram retiradas 300 g de areia media para execução do ensaio;
- As peneiras foram encaixadas previamente limpas em ordem crescente;
- Colocou- se a amostra sobre a peneira superior do conjunto, e agitando manualmente o conjunto de peneiras com movimentos circulares durante um minuto.
- Foi removido o material retido na peneira para uma bandeja identificada. A tela foi escovada em ambos os lados para limpar a peneira. O material removido pelo lado interno é considerado como retido (juntar na bandeja) e o desprendido na parte inferior como passante;
- Em seguida pesou-se o material que passou nas peneiras para verificar se massa de material passante pela peneira seja inferior a 1,0% da massa do material retirado.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foram calculadas as porcentagens médias retidas e acumuladas em cada peneira, com aproximação de 1%.
Determinou-se o módulo de finura, com aproximação de 0,3.
Nas peneiras de abertura 4,75 mm e 1,18 mm, foi obtida a aproximação na primeira tentativa. Já na malha de 1,18 mm e 0,6 mm foram necessárias repetir o ensaio três vezes e outras duas vezes nas peneiras de 0,3 mm e 0,150 mm.
Os resultados calculados estão registrados na tabela a seguir, juntamente com os cálculos do modulo de finura e dimensão máxima característica do agregado.
Tabela 1: Resultados do ensaio
[pic 2]
Modulo de finura:
∑ % Acumulada / 100
0,057+2,45+13,45+35,45+59,45+81,45 / 100
MF= 1,92
Dimensão máxima característica do agregado:
DMC= Peneira 8, abertura 2,36 mm (2,4 % retida)
CONCLUSÕES
A influência que o agregado miúdo exerce sobre o concreto é praticamente a mesma que exerce o agregado graúdo, ou seja, quanto mais fino maior o consumo da argamassa de cimento, quanto mais grosso maior o número de vazios no concreto. Assim podemos concluir que o papel do agregado miúdo é cobrir os vazios deixados pelo agregado graúdo.
...