O ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE BLOCOS DE CONCRETO E BLOCOS CERÂMICOS
Por: Rodrigo Alves • 12/12/2017 • Resenha • 981 Palavras (4 Páginas) • 436 Visualizações
[pic 1]
RESENHA CRÍTICA
Resenha apresentada à Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso, para a obtenção de conceito na disciplina de Comunicação e Métodos de Pesquisa em Engenharia, ministrada pela Professora M.Sc. Simone Ramires.
DISCENTE: RODRIGO ALVES
Cuiabá/MT
Dezembro/2013
RESENHA CRÍTICA - ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE BLOCOS DE CONCRETO E BLOCOS CERÂMICOS USADOS COMO VEDAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO NA CIDADE DE TUCURUÍ-PA
Nome: Rodrigo Alves
Curso: Engenharia Civil Data: 09/12/2013
Disciplina: Comunicação e Métodos de Pesquisa em Engenharia
1 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GARCIA, E. S.; SILVA, R. R.; LIMA NETO, A. F.; OLIVEIRA, D. R. C.. Estudo da viabilidade econômica entre blocos de concreto e blocos cerâmicos usados como vedação em estruturas de concreto armado na cidade de Tucuruí-PA. Anal do 55° Congresso Brasileiro do Concreto. Tucuruí, 2013.
2 – CREDÊNCIAIS DOS AUTORES:
Edemilton de Souza Garcia é Engenheiro Civil, Universidade Federal do Pará, Campus de Tucuruí.
Rondnely Ribeiro da Silva é Engenheiro Civil, Universidade Federal do Pará, Campus de Tucuruí.
Aarão Ferreira Lima Neto é Professor Doutor, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal do Pará, Campus de Tucuruí.
Dênio Ramam Carvalho de Oliveira é Professor Doutor, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal do Pará.
3 – RESUMO DO TEXTO:
O trabalho apresentou uma análise comparativa entre dois métodos de alvenaria de vedação, que normalmente são empregadas em estrutura de concreto armado utilizando bloco cerâmico (9 x 19 x 19) cm e bloco de concreto (9 x 19 x 39) cm, visando mostrar a viabilidade econômica e também buscar identificar as principais diferenças em seus respectivos desempenhos. As vedações em discussão no trabalho são as alvenarias de vedação com blocos cerâmicos e alvenarias de vedação com blocos de concreto. Foi observado e comparado critérios como, cargas nas fundações, custo com concreto, fôrma e aço, além da mão de obra. Analisando esses fatores, no fator custo o bloco de concreto se mostrou viável para a região.
Para o objetivo do trabalho foi utilizado um edifício residencial de concreto armado com quatro pavimentos, construído hipoteticamente no município de Tucuruí. No levantamento de custos foi levado em consideração o mercado local, juntamente com auxilio da composição da Tabela de Composições e Preços para Orçamentos TCPO (2012). Para as análises e dimensionamento da estrutura, os autores utilizaram de um software comercial para cálculo e dimensionamento de estruturas de concreto armado EberickV6® Módulo Master.
4 - CONCLUSÃO DA RESENHA:
Os autores do texto conseguiram alcançar seus objetivos, concluindo que a utilização do bloco de concreto como vedação em estrutura de concreto armado, se tratando dos critérios analisados cujos resultados apresentaram acréscimos, de cargas nas fundações 20,35 tf (1,53%), consumo de concreto 0,3 m³ (0,11%), aço 159,6 kg (1,16%) e fôrma 0,2 m² (0,01%), não obtiveram diferenças significativas em relação às vedações com bloco cerâmico. Na etapa executiva das vedações, o bloco de concreto levou vantagem devido as suas características, sendo algumas delas, modularidade (facilidade de execução), precisão dimensional e execução racional, o que resultou em uma redução de custo e materiais de 9,18%, viabilizando a utilização do bloco de concreto em estruturas de concreto armado no município de Tucuruí, tendo em vista o fator custo.
5 – CRÍTICA DA RESENHA:
O texto aborda de forma clara e objetiva as vantagens e desvantagens na utilização de bloco de concreto e tijolo cerâmico como alvenaria de vedação, e confronta os resultados obtidos a partir de um estudo hipotético, onde, partindo do projeto arquitetônico do edifício residencial, foi feito o dimensionamento de todos os elementos estruturais necessários para a sua construção, com o auxilio do software citado anteriormente e com base nos resultados obtidos foram feitas as análises comparativas de cargas nas fundações, consumo e custo com concreto estrutural, consumo e custo de aço, consumo e custo com madeiramento para fôrma, custo com as vedações levando em consideração seu assentamento e as camadas de revestimento necessário para cada tipo de bloco, levando em consideração uma etapa de pré-acabamento, onde o acabamento final foi a pintura.
...