O EXPERIMENTO DA LEI DE OHM
Por: furquimthiago • 15/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.358 Palavras (6 Páginas) • 1.286 Visualizações
Universidade Paulista - UNIP
ENGENHARIA
Disciplina: Elétrica Laboratório
1ª - Experiência- Lei de OHM
Nome:
Prof. da Teoria: Jonas
Prof. Dr. Luiz Fernando Charbel
22-03-2016
Terça-feira
Resumo
No Laboratório de Física, realizamos o experimento da Lei de OHM, onde aprendemos a identificar elementos ôhmicos e não ôhmicos, utilizando assim de materiais como; bateria, lâmpada, resistor, fio e Amperímetro (multímetro) entre outros, com o auxílio de fórmulas (V = R x i), tabelas, e gráficos. Constatamos assim que a corrente elétrica, em condutor, é diretamente proporcional a diferença de potencial V, conseguindo identifica-la no gráfico como uma reta. Os materiais que não obedecem a lei de Ohm formam um gráfico de uma curva, são ditos ser não ôhmicos.
Introdução
Existe uma dependência entre a tensão aplicada e a corrente que circula em um circuito. Quando se aplica uma tensão entre os terminais de um elemento, verifica-se que a intensidade da corrente que o atravessa depende da tensão nele aplicada. Denomina-se resistência elétrica de um componente, a razão entre a tensão nele aplicada e a intensidade da corrente que o atravessa, resultando na equação:
R = resistência em ohms V = tensão em volts I = corrente em ampères
A equação acima foi formulada em 1.827 por Georges Simon Ohm (1.787-1.854); ela estabeleceu as bases da Eletricidade e da Eletrônica. A primeira lei de Ohm estabelece que a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica em um condutor é igual à resistência elétrica desse condutor. Vale salientar que a explicação foi desenvolvida tendo como base um condutor de resistência constante. É por isso que condutores desse tipo são chamados de condutores ôhmicos. A unidade de resistência elétrica no Sistema Internacional é o ohm [Ω] A 1ª Lei de Ohm pode ser descrita pelo gráfico abaixo:
1 Resistores ôhmicos
[pic 1] Fig. 1 - Resistores ôhmicos obedecem a lei de Ôhm
.2 Resistores não Ôhmicos
Observa-se, em uma grande família de condutores que, alterando-se a ddp (V) nas extremidades destes materiais altera-se a intensidade da corrente elétrica i, mas a duas grandezas não variam proporcionalmente, isto é, o gráfico de V versus i não é uma reta e, portanto eles não obedecem a lei de Ôhm, veja gráfico abaixo. Estes resistores são denominados de resistores não ôhmicos. Em geral, nos cursos básicos de Física, trata-se apenas dos resistores ôhmicos.
[pic 2] Fig.2 - Resistores não ôhmicos não obedecem a lei de OHM.
Objetivo
Comprovar a lei de Ohm, verificando quais resistores Ôhmicos e não Ôhmicos.
Desenvolvimento Experimental
Materiais utilizados
- Bateria: (fonte de tensão continua variável)
[pic 3]
- Resistor: resistência
[pic 4]
- Fio: linha contínua
[pic 5]
- Amperímetro: (multímetro)
[pic 6]
- Lâmpada
[pic 7]
Tutorial:
1. Montagem do circuito:
1.1. Conecte um dos fios, um lado na bateria (+), e o outo na lâmpada (+).
1.2. Conecte outro fio, no lado que sobrou da lâmpada (-), e outro no multímetro (conecte na fêmea mA)
1.3. Conecte o último fio, um lado do multímetro (conecte na fêmea COM) e outro feche o circuito ligando na sua fonte de energia (-).
2. Ligar o sistema:
2.1. Antes de ligar sua fonte de energia, ligue o multímetro no modo de amperagem (A), use a regulagem 20 (A) começando sempre pela maior escala.
2.2. Certifique-se que o valor que aparecerá na tela não seja negativo, caso fique negativo troque de lado os conectores ligados em sua fonte de energia (bateria), assim o valor será dado como um número positivo.
2.3. Deixe a regulagem da corrente e voltagem, tanto a regulagem fina, quanto a grossa na posição zero.
2.4. Ligue a bateria.
...