O EXPERIMENTO DILATÔMETRO
Por: renatalmeidam • 7/11/2017 • Relatório de pesquisa • 568 Palavras (3 Páginas) • 1.994 Visualizações
FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências[pic 1]
EXPERIMENTO DILATÔMETRO
Feira de Santana
2016
Bruno Sande Quadros
Edson Neris de Oliveira
Elisa de Sousa Pedreira
Fabricio do Espirito Santo
EXPERIMENTO DILATÔMETRO
[pic 2]
Feira de Santana
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
No laboratório de Física foi realizado o primeiro experimento sobre a dilatação do ferro, cobre e do alumínio. Quando os corpos são submetidos à variação de temperatura, eles sofrem aumento nas suas dimensões, mesmo sendo uma mudança bem pequena.
De forma geral, todos os corpos se dilatam após serem aquecidos. A dilatação linear, que foi o experimento escolhido, ocorre a variação de apenas uma dimensão, o comprimento do material. Logo, uma barra de metal aquecida a uma determinada temperatura não terá mais o mesmo tamanho.
O coeficiente de dilatação depende do material, se aumentarmos igualmente a temperatura de três barras de mesmo tamanho, mas de materiais diferentes, obteremos dilatações diferentes. Isso ocorre por causa das diferenças nas características microscópicas das substâncias.
OBJETIVO
O objetivo do trabalho foi conhecer e operar um dilatômetro linear, para determinar a variação de dilatação entre os três materiais, ferro, cobre e alumínio.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo, os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata.
Um corpo sólido, submetido à ação do calor apresenta alterações em suas dimensões à medida que sua temperatura varia. A dilatação segundo uma dimensão é denominada dilatação linear. Por esse motivo, quando sujeito a variação de temperatura, os corpos sofrerão variações no seu comprimento, que estão diretamente relacionadas ao comprimento inicial do objeto (Lo), a variação do comprimento (ΔL) que é diretamente proporcional à variação da temperatura (ΔƟ) e para o mesmo material, o coeficiente de dilatação (α).
Mediante essas constatações foi determinada a seguinte equação para dilatação linear dos corpos: ΔL = L0 α ΔT / L= L0 (1+α ΔT). Com isso, nesta experiência, vamos determinar o valor da dilatação encontrada nos três materiais diferentes: cobre, ferro e alumínio.
DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAIS UTILIZADOS
- Alumínio, ferro e cobre de 500 mm de comprimento
- Dilatômetro Wunderlich linear
- Fonte de calor
- Termômetro
- Rolha com mangueira
- Béquer
PROCEDIMENTO
Iniciamos o experimento com a barra de alumínio, o comprimento inicial da barra era de 500mm e a temperatura inicial de 30° C. Colocamos a fonte de calor embaixo do béquer com água, onde equilibra o termômetro em uma rolha ligada a uma mangueira de borracha. Após alguns minutos aquecendo, a água presente começou a entrar em ebulição, sendo registrado no termômetro acoplado a temperatura de 100°C, com isso, o vapor liberado circulou pela mangueira se transformando em gás e passando a esquentar o alumínio. Com isso o ponteiro do dilatômetro se fixou e registramos o ∆L, que é o tamanho da sua dilatação.
...