O Esquema de Um Transistor Bipolar
Por: João Murilo Oliveira • 28/5/2020 • Resenha • 499 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
TRANSISTORES BIPOLAR DE JUNÇÃO Capítulo 3, seções 3.1 a 3.4 do livro: Dispositivos eletrônicos e Teoria de Circuitos 11º edição, Robert L. Boylestad João Murilo Rodrigues de Oliveira-2016017791
Classificados como semicondutores ampliam os pequenos sinais eletrônicos , ou seja, amplificação da corrente ,fótons de megavoltagem, ao interagirem com o material semicondutor são capazes de produzir o que é chamado de foto corrente, ao mesmo tempo em que provocam danos na estrutura cristalina do transistor
Figura 1 – Esquema de um transistor bipolar[pic 1]
Fonte: Adaptada de LUTZ (1999).
Além de ser utilizado como elemento de amplificação de corrente e tensão, ou para permitir ou não a passagem de corrente, como um controle ON – OFF. Em todas utilizações os transistor devem ser polarizados .Polarizar um transistor diz respeito a escolher o seu ponto de funcionamento em corrente contínua,. Sobre condições normais de operação, a junção base – emissor, representada como Vbe, é diretamente polarizada, enquanto a junção base coletor, Vbc, é reversamente polarizada.
Tendo essas características este elemento vem sendo usado como base de estudos para que se possa utilizar como fonte de detectores de feixes de radioterapia e para que isso ocorra é necessário que a corrente de entrada (IB) seja fraca , essa corrente de base tem que ser da ordem de grandeza da foto corrente proveniente interação da radiação.
Figura 2 – Princípio de um transistor bipolar de junção.
[pic 2]
Fonte: Adaptada de Spieler (2005).
Esta escolha é explicada pelo fato de que a corrente provocada pela radiação, chamada fotocorrente (IR) é também muito baixa, da ordem de pA a nA, por exemplo. Então essa corrente de entrada IB, gera uma diferença de potencial, VBE. O transistor é alimentado também por uma fonte de tensão VCE, que gera a corrente de coletor, IC.
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
...