O Estudos Disciplinares III
Por: Rebeca Couto Saporito • 21/9/2017 • Trabalho acadêmico • 392 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ESTUDOS DISCIPLINARES III
TRABALHO EM GRUPO – TG
REBECA COUTO SAPORITO
RA: 1630803
OBJETIVO – CONSELHEIRO NÉBIAS
2016
Sumário
Proposta do Trabalho 3
Reflexão 4
Referências 5
Proposta do Trabalho
Os objetivos desta atividade são desenvolver conhecimentos básicos de economia e mercado e matemática financeira, incentivando o aluno a acompanhar o noticiário econômico para tomar sempre a melhor decisão na hora de solicitar crédito e/ou aplicar seus recursos financeiros.
(Atividade em grupo) Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de U$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011. Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.
Reflexão
Durante o primeiro semestre de 2011, o Brasil era um país bastante promissor, devido às bases sólidas que foram criadas aqui anteriormente, como por exemplo, a estabilidade da moeda. Nessa época seu objetivo principal era arrecadar dinheiro para o seu crescimento econômico através de investimentos de outros países.
Acreditava-se que isso era realmente possível devido a sua extensão territorial, e por sua oportunidade de remuneração estar maior em relação aos juros. E também por sermos a 8ª economia mundial e o cenário internacional estar em plena crise.
Havia também uma grande sensação de crescimento devido à inflação estar controlada, ter-se segurança jurídica e popularidade, pois estávamos à beira de um dos eventos mais importantes mundialmente: a copa do mundo.
Com todo esse aspecto favorável, houve entrada de dinheiro no país, porém os investimentos não foram realizados, então se acredita que essa movimentação financeira foi mais especulação do que realidade. Apesar de se tratar de uma possível especulação, a mesma já contribuiu para a melhora dos cenários internacionais que estavam em crise.
Tal movimentação deveria ter sido influencia direita na sensação de crescimento econômico seguro do país. Porém o que vimos é que o Brasil não soube aproveitar o fluxo de investimentos ocorridos na época, pois o mesmo não foi aplicado em logística e infraestrutura para atender o mercado. Ou seja, não teve um planejamento estratégico por parte do governo em relação aonde seria gasto o dinheiro e como seriam feitos esses gastos visando à coletividade, e a sociedade como um todo.
Referência
Revista Info Money: http://www.infomoney.com.br/
...