TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento Física

Por:   •  17/10/2024  •  Relatório de pesquisa  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 3

- Efeito fotoelétrico

Antes do encerramento do século XIX, sabia-se que quando a luz na parte visível ou ultravioleta do espectro eletromagnético é dirigida a uma superfície metálica, os elétrons podem ser ejetados da superfície. Este fenômeno ficou conhecido como efeito fotoelétrico. Sabe-se que a radiação eletromagnética incidente implica a existência de campos elétricos e magnéticos, estes campos podem exercer forças nos elétrons dentro do metal, causando assim sua emissão do metal. No entanto, os físicos acharam que alguns aspectos da emissão fotoelétrica não se adaptava a visão clássica convencional do que deveria acontecer, as seguintes observações não foram entendidas :

-A intensidade da corrente elétrica era proporcional a intensidade da luz

- a energia máxima dos elétrons arrancados crescia linearmente com a frequência da luz incidida

-os elétrons eram emitidos quase que instantaneamente

No entanto, Einstein propôs uma explicação que reforçou as ideias de quantização de Planck e desenvolveu sua teoria.

Einstein afirmou que a radiação eletromagnética de frequência v continha pacotes de energia E=hv, onde h é a constante de plank. Ele afirmou que quanto um elétron é arrancado , é absorvido toda a energia de um único fóton , como a energia no processo é conservada, a energia do fóton deve ser igual a soma da função trabalho com a energia cinética máxima do elétron emitido.

            hv = km+ Wo

Também ficou estabelecido que se a frequência de radiação incidente for muita pequena, menor do que Wo/h , então os fótons tem uma energia menor que a função trabalho , o elétron absorve o fóton mas no processo não adquire energia suficiente par deixar o metal, existindo portanto uma frequência mínima para que ocorra a ejeção de elétrons. Acima dessa frequência limite, a energia máxima aumenta linearmente com a frequência .

-Modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio

Balmer conseguiu achar uma expressão matemática empírica que descreveu precisamente todos os comprimentos de onda conhecidos do espectro do hidrogênio .

Já Niels bohr , desenvolveu uma teoria para explicar os espectros do hidrogênio. Como as formulas de Balmer  são isentas de qualquer base conceitual clara e não levam a nenhum conhecimento fundamental de átomos, ele procurou uma teoria que explicasse as linhas espectrais usando o modelo de Rutherford do átomo junto com a constante de Planck h.

Uma deficiência na descrição de orbitas atômicas era a questão da estabilidade,  um elétron percorria uma orbita circular era acelerado e deveria radiar energia, fazendo com que a orbita descrever um espiral na direção do núcleo. Para contornar essa dificuldade, Bohr propôs a ideia de estados estacionários.

Postulados:

-o elétron gira em torno do próton numa orbita circular, atraído pela força elétrica (estado estacionário)

-o elétron só pode estar em orbita circular tais que o momento angular L=nh/2pi (quantização de quantidade de movimento angular.)

-quando o elétron passa pra uma orbita de menor energia, emite a diferença de energia na forma de um fóton .

-As ondas de De Broglie

Se as ondas se comportam como partícula então as partículas se comportam como onda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com