TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento de Metrologia

Por:   •  25/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo do experimento.

O objetivo deste relatório é determinar o resultado de medição do peso do bombom na presença de várias fontes de incertezas, utilizando uma balança. Ora considerando os erros sistemáticos, ora sem considera-los.

Procedimento Experimental

O grupo foi ao laboratório de metrologia para realizar o experimento. A temperatura do ambiente foi apurada assim que entraram no laboratório, pois a mesma interfere no experimento. Após estabelecer a temperatura ambiente de 22°C, a balança foi ligada e precisou esperar um tempo até a balança estabilizar para que as medições começassem. Assim que estabilizou, o primeiro bombom foi pesado e a massa indicada na balança anotada, este procedimento foi feito cinco vezes para cada bombom. Como haviam 10 bombons, foram anotadas 50 medidas. Ao fim das anotações, a balança foi desligada.

Descrição do Produto Analisado

No experimento, o produto usado para as medidas foi o bombom Ouro Branco, da marca LACTA. Sua embalagem indicava que o peso do bombom era 21,5 g. Dez bombons Ouro Branco foram utilizados e cada um foi pesado cinco vezes.

Esquema do sistema de medição utilizado contendo os nomes das partes:

O sistema de medição utilizado foi uma balança, da marca GEHAKA modelo BK 5000.

Especificações Técnicas

Ajuste da Rede

Automático de 90 a 240 V - 50/60 Hz

Carga Máxima

5.100 g

Consumo

5 Watts

Dimensões do Prato

135 mm de diâmetro

Dimensões Externas (L x A x P)

190 x 80 x 300 mm

Divisão de Leitura

0,01 g

Faixa de Tara

Até a carga máxima

Linearidade

± 0,02 g

Peso Aproximado

4,6 Kg - somente a balança

Repetitividade

± 0,02 g

Temperatura de operação

15 a 35 Graus Celsius

Tempo de Estabilidade

0,5 a 4 segundos

Conclusão

Como já dito, o objetivo deste relatório é determinar o resultado da medição do peso de um determinado bombom sob a influência de várias fontes de incerteza. Nas cinquenta medições realizadas foram encontrados diferentes pesos, o menor deles foi de 21,23 g e o máximo 23,25 g. E o resultado aceitável encontrado para os bombons foi de 22,373±1,021 com os erros e de 22,337±1,057 sem os erros. A embalagem dos bombons indicava que o peso líquido era de 21,5 g, nota-se que existe uma variação significativa. Como toda medição não pode ser perfeita, esta variação acontece devido a influências dos erros de medição, estes por sua vez não podem ser totalmente eliminados mas podem ser reduzidos, aumentando o número de observações ou se melhorar a tecnologia do sistema de medição (melhor ambiente, novos equipamentos ou treinamento dos técnicos), dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com