O Inventário de Máquinas e Equipamentos
Por: Lucas Lorenz e Silva • 21/11/2018 • Artigo • 627 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
O Inventário de Máquinas e Equipamentos.
O empreendedor que possui máquinas e equipamentos em sua empresa, assim como os gerentes, supervisores, engenheiros e técnicos que lidam com máquinas no dia a dia devem se questionar sobre o que é o inventário de máquinas e equipamentos que a Norma Regulamentadora 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos faz menção.
O que é o inventário de máquinas e equipamentos?
Pode-se entender o inventário como uma lista das máquinas e equipamentos utilizados nos processos de fabricação que estão localizadas no estabelecimento da empresa.
Esta lista deve conter para cada máquina as suas principais características: Tipo, capacidade, sistemas de segurança, e outras informações relevantes. Deve também estar indicada em uma planta baixa a localização de todas as máquinas e equipamentos.
O item da norma que faz referência ao inventário é o seguinte:
“12.153 O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado. “
Para que serve o inventário de máquinas e equipamentos?
O inventário é o primeiro passo prático na adequação da empresa para os requisitos da NR – 12. A partir dele se iniciará a gestão de um projeto de adequação. Este inventário também guiará o passo seguinte, de realização da apreciação de riscos para as máquinas e equipamentos para cada um dos equipamentos e máquinas.
A norma deixa bem explícita a principal intenção do inventário de máquinas e equipamentos no seguinte item:
“ 12.153.1 As informações do inventário devem subsidiar as ações de gestão para aplicação desta Norma. “
Qual a multa por não ter o Inventário de máquinas equipamentos?
A multa pelo descumprimento do item 12.153 que exige realizar e manter o inventário de máquinas e equipamentos pode variar de R$ 1.201,25 à R$ 3.494,17 dependendo do número de funcionários na empresa.
Quais as vantagens de se ter o Inventário de máquinas e equipamentos?
O inventário de máquinas e equipamentos não precisa ser feito apenas com o intuito de atender a legislação, o documento permite um melhor controle das máquinas existentes na empresa, assim como pode auxiliar os diversos setores da empresa em outras demandas, como a área de manutenção, que passa a identificar e conhecer os sistemas de segurança de cada máquina.
O setor responsável pelos processos de fabricação também é beneficiado ao ter um layout atualizado da posição das máquinas, que é extremamente útil para definir os fluxos de materiais e reduzir perdas no processo.
Pra quem não se aplica a realização do inventário de máquinas e equipamentos?
A norma é bem clara quando diz pra quem a realização do inventário não se aplica no item 12.153:
“12.153.2 O item 12.153 não se aplica:
a) às microempresas e as empresas de pequeno porte, que ficam dispensadas da elaboração do inventário de máquinas e equipamentos; “
...