TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO

Por:   •  24/8/2021  •  Artigo  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MEMORIAL DESCRITIVO

Memorial descritivo referente ao projeto para construção de quadras esportivas no canteiro central da avenida primavera, trecho que compreende a Rua Pioneiro Arno Henrique Schneider e a Avenida do Pintado, composta por três unidades.

Endereço: Avenida         Primavera, Intervalo entre a Rua Pioneiro Arno H. Schneider até a Rua do Bagre, Loteamento Jardim Sapezal, Sapezal/ MT. Lat. 13°33'20.03"S / Long. 58°49'46.44"O.

Dimensão da Total da Obra: 1.944,00m² [Quadra 01 - 648,00m² (Futsal e Vôlei); Quadra 02 - 648,00m² (Grama Sintética); Quadra 03 - 648,00m² (Quadra de Areia)].

OBJETIVO

O presente Memorial Descritivo tem por objetivo estabelecer as diretrizes básicas para a execução da construção de três quadras esportivas destinada ao uso público, conforme projeto arquitetônico, planilha e memorial.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS: CONVENÇÕES PRELIMINARES

        Os materiais que não satisfizerem as especificações ou forem julgados inadequados, serão removidos do canteiro de obras.

        A obra deverá seguir os respectivos projetos, sendo que eventuais modificações somente poderão ocorrer se houver prévia aprovação do responsável técnico pela execução da obra.

Quaisquer dúvidas, divergências na documentação de projeto, omissões ou incorreções verificadas deverão ser esclarecidas previamente ao início dos trabalhos.

Todos os materiais a serem utilizados serão de 1a qualidade, mesmo aqueles que não tenham sido especificados.

A eventual necessidade de substituição de qualquer material especificado fica sujeita à consulta prévia para a sua aprovação.


  1. Serviços Preliminares:
  • Placa de Obra

A  placa de obra deverá ser instalada em local visível em relação a Avenida Primavera, no centro do canteiro, parte voltada a Avenida do Pintado no trecho do Loteamento Jardim Sapezal.

  1. Preparo do Terreno:

Em virtude da execução de obra de drenagem composta por um trecho de bueiro simples celular abaixo do solo onde serão construídas as referidas quadras, torna-se necessário a verificação do aterro para averiguar se fará necessário a compactação do solo afim de se evitar movimentações de terra indesejadas.

Caso sejam necessários tais reparos no local da obra, deverá ser requerido previamente ao fiscal da obra as devidas providências para o perfeito preparo da superfície que irá receber as construções.

  1. Sistemas Estruturais:
  • Fundações

A fundação da área será do tipo superficial, composta por estacas, blocos retangulares e vigas baldrame, de acordo com o projeto estrutural. 

  • Tratamento Anti-Umidade

Deverão ser executados tratamentos anti-umidade nas fundações com pintura betuminosa de base asfáltica conforme especificações da planilha orçamentária.

  • Pilares e Vigas

Os pilares serão em concreto armado nas amarrações das muretas, encontros de paredes e demais locais conforme projeto estrutural. As vigas serão executadas em concreto armado conforme seção e ferragem dispostas no projeto específico.

  • Pilares de Aço do Alambrado e Fechamento das Quadras

Deverá ser executado o "chumbamento" dos pilares de aço que compõem o alambrado de fechamento onde serão executados os seguintes serviços previamente a concretagem das vigas superiores das muretas e pilares: 1. Preparar a superfície com pintura betuminosa impermeabilizante em toda a camada que terá contato com o concreto e alvenaria conforme especificações do projeto; 2. Alinhar os tubos conforme dimensões especificadas no projeto ou a critério da empresa, deixar esperas metálicas com a profundidade de 50cm para que seja inserido dentro destas os pilares do alambrado.

O fechamento em gradil 15x5cm deverá ser fixado na estrutura tubular em toda a sua extensão afim de evitar folgas e pontos enfraquecidos que venham a ocorrer pelo apoio nos mesmos.

  1. Sistemas  de Escoamento
  • Escoamento das Águas Pluviais

Ao executar o piso das quadras deverão ser deixadas inclinações para ambos os lados, com altura central de 2 cm.

Na quadra de areia serão executadas valas de drenagem e infiltração das águas pluviais, obedecendo as camadas de brita/areia/solo separadas por manta bidim conforme projeto específico.

  1. Sistema de Pisos

Deverá ser executado piso em concreto 30 mpa, com 10 centímetros de espessura, sobre lastro de britas com espessura de 2 centímetros, sobre solo nivelado, conforme especificações do projeto em seus detalhes construtivos (isométricas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com