O MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULOS
Por: William Martins • 25/10/2022 • Relatório de pesquisa • 3.443 Palavras (14 Páginas) • 97 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO.
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver projeto das instalações elétricas de baixa tensão, infra-estrutura para instalações de telefonia, rede lógica para computadores, circuito fechado de televisão (CFTV) e cabeamento de som da loja L91, a ser implantada no Via Vale Garden Shopping, Av. Dom Pedro I nr. 7.181, São Gonçalo, em Taubaté-SP.
Este memorial abrange:
- - Projeto das instalações elétricas de baixa tensão.
- - Projeto das instalações telefônicas.
- - Projeto de infra-estrutura para rede lógica, circuito fechado de televisão (CFTV), e
- cabeamento de sonorização.
Deverão ser previstos dutos específicos para os sistemas de energia elétrica, telefonia, rede lógica (informática), CFTV e sonorização.
2 - SISTEMA DE ENERGIA ELÉTRICA EM BAIXA TENSÃO.
- 2.1 - Sistema de Energia Comercial.
2.1.1 – Infra-estrutura do Sistema.
O sistema de energia comercial partirá do quadro geral de energia comercial (QDL).
O fator de potência mínimo para a instalação deverá ser de 0,92.
Os circuitos são protegidos por elementos de disjunção. A proteção geral do quadro será feita através de disjuntor termomagnético, com capacidade de ruptura mínima de 10 kA. O quadro também possuirá na sua entrada um protetor contra surtos de tensão e um interruptor diferencial residual.
Para os circuitos internos à loja, deverão ser previstos disjuntores individuais com corrente de curto-circuito simétrico de 6kA/220 VCA, e dimensionados de acordo com as cargas por eles alimentadas. Não será permitida a utilização de fusíveis do tipo rolha, cartucho ou chave faca de qualquer espécie.
Toda a distribuição de circuitos será feita através de eletrodutos de seção circular, devendo ser de de aço galvanizado (norma NBR 13057). Os diâmetros deverão seguir ao estabelecido em projeto, sendo que o diâmetro mínimo admitido será de 3/4” (25mm). Os eletrodutos deverão possuir luvas próprias para suas junções.
Esses eletrodutos deverão atender às cargas referentes à iluminação, tomadas de uso geral e equipamento de ar condicionado.
Os eletrodutos sem condutores deverão ser deixados guiados com arame galvanizado, de diâmetro 1,65 mm.
O equipamento de ar condicionado será do tipo fan-coil. O mesmo será alimentado através de circuito independente, trifásico, a partir do quadro elétrido da loja (QDL).
Todos os materiais deverão ser novos e comprovadamente de primeira qualidade, dentro das especificações da NBR 5410/2004 e Normas Complementares da ABNT.
As instalações deverão ser feitas com o emprego de mão-de-obra qualificada, obedecendo aos requisitos de segurança e seguindo todas as recomendações dos fabricantes.
Não será permitido embutir instalações (eletrodutos, caixas de passagem, etc ..) nas alvenarias próprias do Shopping.
Os condutores de baixa tensão deverão estar em conformidade com a NBR 6880 e 6148 da ABNT. Serão de cobre eletrolítico, isolados para tensão mínima de 750V, 70º C, anti-chama, marca Prysmian ou similar.
A bitola mínima para condutores de iluminação e tomadas deverá ser de 2,5 mm².
As caixas para abrigar interruptores e tomadas serão de PVC antichama (marca Tigre ou similar) quando embutidas, ou de alumínio fundido (tipo condulete) quando aparentes.
Os plugues e tomadas elétricas deverão estar em conformidade com a norma NBR 14.136.
Não será permitido o lançamento de condutores fora dos eletrodutos, fixados a estruturas ou soltos acima dos forros, exceto no caso de conexão com luminárias. Não serão admitidos circuitos em fios aparentes do tipo Dutoplast, mais comumente conhecidos como Plast Chumbo.
Os condutores para conexão entre a caixa de ligação e o(s) aparelho(s) de iluminação, quando instalados sem eletroduto no entre forro, deverão ter um comprimento máximo de 150 cm (1,5 m), devendo ser do tipo multipolar, de acordo com a norma NBR 13248.
Todas as derivações serão feitas através de caixas de passagem metálicas com tampa aparafusada.
As cargas referentes à iluminação e tomadas de parede distribuir-se-ão em eletrodutos e conduletes sobrepostos às paredes e no teto, respeitando-se todas as soluções impostas pelo projeto.
Em todos os pontos de iluminação deverão ser utilizadas caixas de passagem, com tampas. Nas extremidades dos eletrodutos deverão ser usadas buchas e arruelas.
Os cabos referentes aos diversos circuitos deverão obedecer ao seguinte código de cores:
Fases: A=preto, B=vermelho, C=branco,
Condutor Neutro: azul claro
Condutor de proteção (terra): verde
Condutor de retorno: amarelo
Obs: O lojista não poderá mudar essa convenção de cores, pois estará sujeita a fiscalização pelo Comitê Técnico.
Todo o sistema de energia comercial deverá estar rigidamente aterrado, a fim de garantir a proteção necessária. Todas as estruturas metálicas, dutos de exaustão, instalações, caixa metálicas de passagem, tomadas, interruptores, painéis, luminárias, etc., deverão ser conectados ao condutor de proteção (TERRA).
No interior do Salão Comercial deverá, obrigatoriamente, ser instalado um quadro de distribuição, equipado com dispositivo de seccionamento geral (disjuntor), interruptor de fuga, barramentos de cobre eletrolítico para as três fases, neutro e terra, de seções compatíveis com a carga instalada.
...