O Memorial Descritivo
Por: Luan Godoy • 30/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.628 Palavras (7 Páginas) • 308 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL
MEMORIAL DESCRITIVO
Diretório Central Estudantil (DCE) – Centro Universitário UNIBRASIL.
CURITIBA, 2017
- DADOS DA OBRA
- Endereço:
Ao lado do bloco oito e sala de leitura, térreo, Rua Konrad Adenauer, 442 – Tarumã.
Município:
Curitiba – PR
Fim a que se destina:
Construção do pavimento destinado à sede do DCE, contando com escritório e área de vivência para demais alunos de Engenharia Civil do Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil.
Proprietário:
André Cansian.
Os atributos descritos no documento presente visa descrever os materiais e especificações técnicas para construção do DCE.
PRINCÍPIOS
- Os atributos descritos referem-se à construção de um bloco destinado ao DCE “Diretório Central Estudantil”, localizado entre o bloco oito e sala de leitura do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
- Considerado a necessidade de verificação dos parâmetros de solo para conhecimento da estrutura adotada e realização do projeto a ser executado.
- Todo e qualquer membro responsáveis pela execução da obra deverá seguir projetos e memorial descritivo, presentes em obra.
SERVIÇOS PRELIMINARES
- Placa da obra
A placa da obra dos responsáveis técnicos deverá ser fixada em local visível, em frente ao bloco 8.
EPI’s: Uniforme, capacete, botina e óculos.
- Isolamento da área
O isolamento será feito com tapume, sendo a uma distância de 1,5m do fundo da obra 2,5m das laterais e 7m da parte frontal, para o início dos serviços.
EPI’s: capacetes, botinas, óculos, luva de raspa e uniforme.
Limpeza
Retirada da grama na área a ser construída, cuidando para não danificar a região ao redor.
EPI’s: capacetes, botinas e uniforme.
Nivelamento
Nivelar a área a ser construída, retirando e adequando os níveis existentes ao solo para dar inicio aos gabaritos que indicaram o posicionamento das estacas e posteriormente das vigas baldrame.
EPI’s: capacetes, luva, botinas e uniforme.
Instalações Provisórias
As instalações provisórias serão feitas ao lado do bloco oito. Será constituído de três containers (2,20x6)m e um de (2,30x4,50)m em acordo com a NR 18, de modo a garantir o bem-estar dos colaboradores e a mobilidade no que se refere ao acesso de materiais. Provido de instalações sanitárias, vestiário, área de vivencia, local para refeição dos trabalhadores e almoxarifado. O local será constituído de modo a garantir a ventilação e a ausência de umidade em seu interior.
EPI’s: capacetes, botinas, óculos, luva e uniforme.
INFRAESTRUTURA
- Fundação
Execução das estacas escavadas seguindo o projeto e gabarito, para sustentação da construção a ser executada. A estaca irá alcançar uma profundidade de 11 metros com 30cm de diâmetro, sendo 22 estacas no total.
- Viga baldrame
Execução das vigas baldrame de acordo com o projeto e gabarito, realizar a escavação da vala e colocação de 5cm de lastro de brita, para servir de separação entre a viga e o solo, após o procedimento realizar as formas onde será inserido o concreto para finalizando das vigas baldrame.
- SUPRAESTRUTURA
- Pilares e vigas
Execução das formas e armaduras para os pilares e vigas que serão executadas, tendo dimensionamento de (20x15)cm, que devem seguir os parâmetros de projeto.
ALVENARIA
É imprescindível que todas as paredes sejam locadas como especificadas em projeto.
- A alvenaria será executada em bloco cerâmico tradicional de seis furos, nas dimensões (0,19 x 0,14 x 0,9) cm – (largura, altura e espessura). Serão executados 133m² de alvenaria de vedação incluindo a platibanda a ser executada.
- As espessuras de 0,20m das paredes externas (tijolo em uma vez), já estão sendo levadas em consideração: bloco, chapisco, emboço, reboco e pintura.
- A alvenaria será assentada em argamassa de cimento, cal e areia, com um traço de 1:2:8 com juntas horizontais e verticais de 1cm.
- As fiadas deverão ser travadas, alinhadas, niveladas e aprumadas.
- O vão da porta contará com reforço de verga de 0,10m de altura por 1,2m de largura. A janela além de verga contará com reforço estrutural de contra verga.
- Para melhor aderência entre parede e laje será realizada a aplicação de chapisco, no traço de cimento e areia de 1:3.
- O encunhamento será realizado em argamassa comum de assentamento, no traço de 1:4:4.
EPI’s: capacetes, botinas, óculos, luva de látex e uniforme.
- LAJE
7.1 Será realizada uma laje de 10cm de espessura por toda a extensão da obra, esta laje servirá de fixação do forro de gesso e sustentará a estrutura metálica do telhado.
ESQUADRIA
- Serão colocadas sete janelas, sendo duas de (2,40 x 1,10)m, duas de (3,50 x 2,85)m e três de (0,5 x 0,5)m. Sendo todas em janela de correr de alumínio anodizado.
- A porta de acesso para o DCE será de vidro temperado de 4mm com dimensões de (2,10 x 1,50).
- As portas dos banheiros serão de madeira com pintura em esmalte sintético com duas em dimensões de (0,70 x 2,10)m e uma em dimensões de (0,90 x 2,10)m.
EPI’s: capacetes, botinas, óculos, luva de raspa, uniforme. EPC’s: Isolamento externo.
VIDROS
- Serão de boa qualidade com medidas e especificações de acordo com as medidas da janela.
- Deve-se tomar o cuidado na limpeza de entrega da obra, com elementos abrasivos como poeira ou cimento, que podem danificar os mesmos com arranhões.
EPI’s: capacetes, botinas, óculos, luva de segurança anti corte e uniforme.
EPC’s: Isolamento externo.
REVESTIMENTOS
- As paredes internas e externas do DCE serão revestidas inicialmente com chapisco, emboço e reboco, esses com os seguintes traços:
Chapisco no traço de cimento e areia de 1:3;
Emboço no traço de argamassa na proporção de 1:2:4 – sendo cimento, cal hidratada e areia;
...