O Memorial Descritivo
Por: João InácioShow • 2/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.314 Palavras (6 Páginas) • 268 Visualizações
Memorial descritivo
1 Serviços preliminares
1.1 Regularização da obra
Compreende o serviço de regularização junto aos órgãos competentes (CREA, PREFEITURA, CORPO DE BOMBEIROS, etc.) toda situação referente à obra.
1.2 Limpeza e Preparação do Terreno
Compreendem os serviços de limpeza e remoção, de modo a deixar o terreno livre de raízes, troncos de arvores ou vegetação que possam prejudicar os trabalhos e a própria obra.
1.3 Locação da Obra
A locação da obra será feita de acordo com o projeto de arquitetura, de maneira que todos os cômodos possuam dimensões iguais àquelas representadas no projeto. A locação será feita por meio de gabarito, que será composta por pontaletes 3”x3” e tábuas 23cm de madeira mista.
2 Fundação
2.1 Escavação Manual de Valas
As valas para as fundações corridas deverão ter dimensões mínimas de 0,50x0,50cm de largura e profundidade. Ao atingir a profundidade desejada, o fundo da vala deverá ser regularizado e apiloado.
- Lastro em Concreto Magro
Antes de executar as fundações corridas, deverá ser colocar uma camada de 5 cm de concreto não-estrutural (magro).
- Fundações Corridas em Pedra Marroada ( Rachão)
As fundações corridas serão pedra marroada (rachão) com argamassa de cimente e areia (1:4), estas e terão seção transversal de 0,50x0,45m.
- Alvenaria de Embasamento (Baldrame)
Depois de executada a fundação corrida, deverá ser feita com tijolo cerâmico (19 x19 x9 cm) de 8 furos a alvenaria de embasamento. Essa alvenaria terá espessura de 19cm (alvenaria de 1 vez) e altura mínima de 20 cm (duas fiadas de tijolo comum). A argamassa utilizada será de cimento, cal hidratada e areia média, com traço 1:2:8.
- Impermeabilização
Toda a alvenaria de embasamento ( baldrame) será impermeabilizado com argamassa de cimento e areia média( 1:3) com aditivo impermeabilizante e espessura de 2 cm.
- CINTA DE AMARRAÇÃO INFERIOR
Após a execução da impermeabilização do baldrame será construída uma cinta de amarração sobre o mesmo com dimensões de 0,20 x 0,10m, com 4 ferros de 10mm(1/4”) para a composição da armadura. Com reutilização das formas 3 vezes.
- ESTRUTURAS
- PILARES DE AMARRAÇÃO EM CONCRETO ARMADO
Os pilares terão dimensões de 0,10x0,15m e serão armados longitudinalmente com 4 ferros 10mm (1/4”), e transversalmente com estribos de 4,2mm.
- CINTA DE AMARRAÇÃO SUPERIOR
Terá dimensões de 0,10x0,20m e serão armados longitudinalmente com 4 ferros 10mm (1/4”), e transversalmente com estribos de 4,2 mm, perfazendo todo o perímetro das alvenarias.
- PILAR
O pilar terá dimensão de 0,15 X 0,15 m e será feito com concreto armado e será armado com 4 ferros de 10 mm (1/4”) estribos de 5 mm a cada 20cm.
- LAJE PRÉ-MOLDADA
Laje pré- fabricada comum para piso ou cobertura, inteiriço 38 cm. O preenchimento será feito com lajotas cerâmicas de altura 8 cm, que depois de assentadas deverá ser executada uma capa de concreto com espessura de 4 cm.
- ALVENARIAS
- ALVENARIA DE TIJOLO CERÂMICO 8 FUROS 19x19x9cm
As alvenarias de elevação terão espessura sem revestimento de 9cm (parede de ½ vez). Serão utilizado tijolos cerâmicos com 8 furos e dimensões de 19x19x9cm. A argamassa utilizada será composta por cimento, cal hidrata e areia média, no traço 1:2:8.
- VERGAS E CONTRA-VERGAS
Sobre os vãos de portas e janelas (sobre e sob os vãos) deverão ser colocar vergas e contra-vergas, respectivamente, para evitar deformações e fissuras nas alvenarias.
- COBERTURA
- Estrutura de Madeira
O madeiramento utilizado como estrutura da cobertura será tipo massaranduba. Na hora da compra deverão ser levados em consideração os possíveis defeitos apresentados por casa peça.
Deverão ser usadas duas ripas por telha, com espaçamento de 0,40m de eixo a eixo. Nos beirais deverão ser usadas duas ripas superpostas. O espaçamento entre os caibros deverá ser 0,35m de eixo a eixo.
- Cobertura com Telha
As telhas serão do tipo colonial de segunda qualidade, dispostas de tal maneira que haja um recobrimento de 0,13m.
...