O Minério de Ferro
Por: Gabriele de Carvalho • 3/4/2023 • Resenha • 603 Palavras (3 Páginas) • 68 Visualizações
1) Encontre algum tipo de mineral, presente em algum estado do Brasil, que tem sido exploração economicamente. Apresente as suas propriedades físicas, localização e objetivo da exploração.
MINÉRIO DE FERRO
O minério de ferro é classificado de acordo com sua composição química: óxidos, carbonatos, sulfetos e silicatos, mas somente os óxidos é que são explorados para a obtenção do ferro.
No território brasileiro, existem três principais regiões de extração de minério de ferro: Quadrilátero Ferrífero (MG), Província Mineral de Carajás (PA) e a região de Corumbá (MS). Essas três regiões contêm depósitos em rochas chamadas de itabirito, esses depósitos são constituídos de formações ferríferas bandadas (FBB).
Imagem 1: Itabirito
(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/sitio-geologico-no-quadrilatero-ferrifero-esta-em-lista-dos-100-mais-relevantes-do-mundo)
As FBBs, segundo o documento do BNDES sobre minério de ferro,
“(...) são formadas por rochas finamente bandadas ou laminadas e constituem-se, principalmente, de minerais de sílica e de ferro (hematita, magnetita e algumas variedades de carbonatos e silicatos) originados provavelmente por precipitação química. Em seguida, essas rochas foram modificadas por diagênese e metamorfismo, que as tornaram ainda mais ricas em ferro. As FFB compreendem maiores reservas de ferro do mundo, com teores médios do metal entre 20% e 55%.” (CARVALHO, P. S. L. de, et al, 2014)
O quadrilátero ferrífero é uma região do estado de Minas Gerais, composto pelas cidades Bom Jesus do Amparo, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Alvinópolis, Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Jeceaba, Belo Vale, Moeda, Itabirito, Rio Acima, Brumadinho, Mario Campos, Sarzedo, Ibirité, Nova Lima, Raposos, Sabará, Caeté, Belo Horizonte, Santa Luzia.
Imagem 2: Quadrilátero Ferrífero
(Fonte: https://cristaljr.com/quadrilatero-ferrifero-entenda-sobre-a-regiao/)
Especificamente nesta região o minério de ferro se divide em dois grupos de importância:
(a) Minério itabirítico: contém bandas de óxidos de ferro e alternadas entre bandas de sílica, a espessura variam de milímetros a centímetros, o teor de ferro (Fe) varia de 20% a 50% do todo do material. Em questão de textura, pode ser compacto, friável ou pulverulento, dependendo da intensidade de atuação dos processos superficiais de decomposição. Quando compacto, contém elevados teores de ferro, laminado e ligeiramente alterado por intemperismo. É muito utilizado nas usinas siderúrgicas a carvão vegetal. (CARVALHO, P. S. L. de, et al, 2014)
(b) Minério hematítico: é mais homogêneos, constituídos basicamente de hematita, o teor de ferro chega a ser superior a 64% do total e é encontrado em proporções variáveis na forma de lentes imersas das camadas de itabirito. Suas características físicas (textura) pode ser (i) compacto, sendo maciço; (ii) pulverulento, sendo foliado, lineado ou granular; e (iii) composto por hematita de granulometria fina e sem estrutura interna. Por ser rico em ferro, esse minério é o mais utilizado na produção
...