O Motoredutor
Por: Tiago Perin • 15/10/2019 • Trabalho acadêmico • 254 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
Um motoredutor é denominado como a integração entre um motor elétrico, com o intuito de transformar energia elétrica em mecânica, e um redutor, que possibilita a redução da velocidade e um aumento no torque transmitido. Segundo M&T (2011)
Os redutores de velocidade são componentes integrados a diversos equipamentos de construção e mineração e cuja função é obter grandes reduções de transmissão sem a necessidade de recorrer a engrenagens de diâmetro elevado. Por isso esses sistemas figuram como uns dos principais componentes de alguns equipamentos de canteiros de obras, como gruas e elevadores de cremalheira.
Dentre os diversos modelos existentes no mercado, alguns se destacam para aplicação em um sistema de acionamento de elevadores movidos por pinhão/cremalheira, dentre eles: redutores de engrenagens cônicas, rosca sem fim e paralelas.
Nord (2014, p. 9) afirma que “redutores de engrenagens cônicas são redutores angulares, nos quais o eixo motor e o eixo de saída forma um ângulo de 90º. Frequentemente isso resulta em uma disposição física favorável de acionamento.” A vantagem desses modelos de motoredutores se deve ao rendimento que permanece constante em toda a faixa de redução, porém o seu custo de aquisição é relativamente maior que os de engrenagens paralelas e helicoidais que praticamente correspondem a mesma faixa de rendimento (NORD, 2014).
Os redutores de rosca sem fim, da mesma forma que as engrenagens cônicas, formam um ângulo de 90º entre o eixo motor e o eixo de saída (NORD, 2014). Geralmente esses modelos de redutores são utilizados para aplicações de pequeno porte que requerem baixa velocidade de rotação.
...