O Movimento circular uniforme
Por: wilder • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.468 Palavras (10 Páginas) • 390 Visualizações
VLT SANTOS
Verificações da execução na obra, em ____ / ____ / ____
Sentido: JM / PP Sentido: PP / JM
Medidas em metro: P = Projeto R = Real
Seção transversal (da direita para a esquerda)
Cç = Calçada
Ct = Canteiro
Al = Área livre
Pr = Pista rolamento
Vp = Via permanente
Cv = Ciclovia
Seção Longitudinal : Cm = Comprimento L = Largura
LOCAL / SENTIDO / REFERÊNCIA
Jd
Vp
Vp
L
Rp
Crp
Cm
OBSERVAÇÕES
Rua Dr. Gaspar Ricardo Frente ao n° 38
3,1
3,11
FÍSICA I
Mecânica
4ª parte
Bibliografia indicada (Disponível na biblioteca)
YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A.; FORD, A. Lewis (Clb).
Física I: mecânica. 12. Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
Professora MARIA DO CARMO LUIZ CALDAS LEITE
2014
Movimento circular uniforme (MCU) Resumo
Uma partícula está em movimento circular quando a sua trajetória é uma circunferência. Se, além disso, o valor da velocidade permanecer constante, em módulo, o movimento é denominado circular uniforme. Então, neste movimento, o vetor velocidade tem módulo constante, mas a direção varia continuamente.
A figura abaixo mostra a variação de direção do vetor velocidade em alguns pontos.
Velocidade Angular – Consideremos um ponto em movimento circular uniforme, passando pela posição P1 representada na figura acima. Após um intervalo de tempo Dt, o mesmo estará na posição P2. Neste intervalo de tempo Dt, é descrito um ângulo Dq. A razão que compara o ângulo descrito com o intervalo de tempo gasto para descrevê-lo é denominada velocidade angular. Poderemos, portanto, definir velocidade angular como:
Sendo que:
ttt
A função horária do movimento uniforme é:
Ou dividindo pelo raio: teremos: . t
O intervalo de tempo que a partícula utiliza para efetuar uma volta completa é denominado período do movimento e é representado por T. A frequência f desse movimento é, por definição, o quociente entre o número de voltas e o tempo gasto para efetuá-las. No tempo T (um período) é efetuada uma volta completa. Em uma unidade de tempo serão efetuadas f voltas (frequência).
A unidade de frequência é denominada hertz (símbolo Hz), em homenagem ao cientista alemão Hertz (1857 – 1894). Portanto, podemos destacar que:
O espaço percorrido pela partícula, durante um período, é o comprimento da circunferência que vale 2p. r (r é o raio da trajetória). Como o movimento é uniforme, o valor da velocidade será dado por:
A velocidade definida pela relação V = DS/Dt é denominada velocidade linear, sendo diferente da velocidade angular, acima definida.
Observe que as definições de V e w:
A velocidade linear se refere à distância percorrida em um intervalo de tempo.
A velocidade angular se refere ao ângulo descrito em uma unidade de tempo.
Lembrando que os ângulos podem ser medidos em radianos, concluímos que w poderá ser medida em rad/s.
Uma maneira de calcular a velocidade angular é considerar um ponto material (ou uma partícula qualquer) efetuando uma volta completa. Neste caso, o ângulo descrito será:
Dq =2p, medidos em rad, e o intervalo de tempo será um período de tempo Dt = T. Logo, a velocidade angular pode ser expressa por:
Aceleração centrípeta (Resumo)
No movimento circular uniforme, o módulo da velocidade permanece constante e, então, o ponto material que descreve o MCU não possui aceleração tangencial. Entretanto, como a direção do vetor velocidade varia continuamente, o mesmo possui uma aceleração centrípeta. Observe que o vetor que representa a aceleção centrípeta tem a direção do raio e o sentido aponta sempre para o centro da circunferência descrita. A trajetória é circular e a velocidade é constante em módulo.
Características do vetor
...