TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O P o k a Y o k e (Prova de Erros)

Por:   •  23/6/2021  •  Seminário  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

P o k a Y o k e (Prova de Erros)

O sistema Poka-Yoke(em português significa “á prova de erros”)surgiu em 1960 no Japão e foi criado por Shigeo Shingo, considerado um gênio da engenharia, o mesmo era o responsável pela produção da Toyota que motivado por diminuir as falhas humanas começou a desenvolver um sistema que mais tarde seria chamado de Poka-Yoke.

Para exemplificar como funciona este sistema, podemos citar a história contata pelo próprio ShigeoShingo de um caso real de problema em chaves, o que aconteceu foi que ao receber reclamação dos clientes por contados interruptores estarem indo sem mola ele conversou com a equipe e acabou desenvolvendo um processo que consistia em montar com todas as peças utilizadas em uma bandeja, logo se ao final sobrar alguma peça, evitaria que o produto chegasse ao consumidor final com defeito.

Este sistema funciona basicamente de duas maneiras, sendo elas:

- Controle

Onde com o controle de produção quando qualquer erro é detectado automaticamente ocorre uma parada na linha de produção.

-Advertência

Onde através de dispositivos sonoros e outros equipamentos ao detectar quaisquer erros ou defeitos são ativados para impedir acidentes ou erros na produção.

Vale ressaltar que com isto surgiram aspectos importantes que trabalham em conjunto com o sistema Poka-Yoke, tais como estratégia de manufatura que visa um alinhamento da produção com a missão, visão e objetivos da organização em questão. Planejamento do produto que ressalta a atualização do produto conforme a evolução do mercado. O controle de qualidade que visa manter indicadores bons de perdas, defeitos e com isso a qualidade final do produto.

Não podemos esquecer que não é possível chegar ao nível de erro zero, pois, mesmo que uma indústria hoje tenha sido automatizada de tal forma que não tenha quase processos manuais envolvendo humanos, ainda sim as maquinas são projetadas por humanos, logo suscetível ao erro, mesmo que mínimo.

Dito isto temos as seguintes variáveis de métodos de Poka-Yoke utilizados com exemplos para facilitar o entendimento:

- Posicionamento: Consiste na determinação de peças a serem montadas quando apenas uma posição é correta. Assim é instalado um pino de interferência, evitando que as peças sejam montadas de maneira errada quando os operadores se distraírem.

Contato - Evita que sejam soldadas peças de forma incorreta. Para evitar que isso ocorra, uma cunha foi instalada com a função de sensor, pois se a peça não estiver na posição certa, à máquina de solda não pode ser ativada.

- Comparação - Consiste em instalar um medidor de pressão que analisará a variação de pressão do ar na linha de produção que será comparada com a pressão que o sistema requer, pois com a queda da pressão o sistema pode sofrer falhas e danos, portanto é disparado um sinal sonoro para que a produção seja paralisada.

No Brasil este sistema foi inicialmente utilizado na indústria automobilística pelas fabricas da Volkswagen e Ford, já que é um sistema utilizado para atrair a confiança de seus clientes visando a conquista de novos compradores.

Empresas que atuam com peças seriadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com