O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM TUBO SEM COSTURA
Por: saulo.silva • 15/10/2022 • Trabalho acadêmico • 735 Palavras (3 Páginas) • 81 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
SAULO LUCIANO DA SILVA
VISITA TÉCNIVA VALLOUREC
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM TUBO SEM COSTURA
Na visita técnica realizada no dia 18/05/2019 conhecemos o processo de laminação e tratamento térmico de tubos sem costur. Nesse sentido, iremos discutir sobre seus processos e aplicações, contudo, deve-se entender que as tubulações são divididas em dois grupos – sem costura e com costura – o que difere uma da outra são os processos das quais são originadas.
Ressalta-se que os tubos sem costura são usados preferencialmente para oleodutos e ferramentas de perfuração.
Laminação
Este processo é aplicado em tubos de aço-carbono, aço-liga e aço inox, de 80 até 650 milímetros de diâmetro. O processo utilizado pela empresa é o Mannesmann cujo é feito a partir de uma barra circular maciça de aço empurrada por dois cilindros oblíquos, que giram e se deslocam contra um mandril fixo produzindo um tubo bruto, conforme figura abaixo :
[pic 1]Fonte : http://sulgas.usuarios.rdc.puc-rio.br/Tubos_API_Parte2.pdf
Processo Laminador Mannesmann
A produção do tubo em aço sem costura tem seu processo da seguinte forma :
- Uma barra redonda é carregada para dentro de um forno de aquecimento e aquecida. O Forno em questão é do tipo soleira móvel e da marca Italimpianti. O Material de acordo com sua composição passa da sua forma estável, Ferrita ou ferro α, que apresenta uma estrutura cristalina CCC. Ao atingir a temperatura de 1300°C cuja temperatura estipulada para laminar a mesma apresenta-se após uma transformação polimórfica (ocorrida a partir dos 912°C) para Austenita CFC, ou ferro γ. Lembrando que dependendo de sua composição a mesma pode apresentar também carbeto de ferro , ou cementita.
[pic 2]
Fonte : Ciência e Engenharia de Materiais – William D. Callister, David G.Rethwisch – 8° edição
- Em seguida, esse material ao sair do FRT experimenta laminagem por perfuração usando um perfurador para formar um cilindro oco de parede espessa.
[pic 3]
- Após isso, uma barra de mandril é inserida no cilindro oco, e o mesmo recebe a laminagem de elongação utilizando um mandril laminador que tem a função de diminuir a espessura da parede até um valor predeterminado e formar um tubo mãe. A barra mandril é então retirada deste tubo.
[pic 4]
- Posterior, o tubo mãe experimenta a laminagem de dimensionamento utilizando um laminado reeler e acabador para fornecer um diâmetro externo predeterminado e deste modo produzir um tubo de aço sem costura que é o produto. Reeler e acabador respectivamente:
[pic 5] [pic 6]
Geralmente o processo de conformação mecânica a quente ocorre quando a temperatura de trabalho é maior que a temperatura de recristalização. Isso significa que o material é deformado plasticamente e ele movimenta discordâncias. A movimentação de discordâncias gera novas discordâncias, tendo-se como consequência o aumento na densidade de discordâncias. Este fenômeno chamado de encruamento tem como consequência o aumento do LE do material e redução da plasticidade dele. A recristalização devolve ao material seu LE e plasticidade originais. Os grãos encruados (deformados) são substituídos por novos grãos com menor densidade de discordâncias.
...