O PROCESSO DO EPIRENDO
Projeto de pesquisa: O PROCESSO DO EPIRENDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: betobaterias • 8/4/2014 • Projeto de pesquisa • 842 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................................02
O PROCESSO EPREENDEDOR.........................................................................................03
INDICANDO E CRITICANDO........................................................................................... 05
IDENTIFICANDO ORTUNIDADES..................................................................................06
BIBLIOGRAFIA....................................................................................................................08
INTRODUÇÃO
Nesta primeira parte da ATPS de Empreendedorismo estaremos apontando as principais diferenças entre um administrador e um empreendedor. Vamos descrever quais as principais características de cada personalidade e demonstrar com exemplos aplicando em nosso dia-a-dia.
Faremos também um resumo de uma empresa fictícia e suas etapas de criação, como por exemplo: Análise de mercado, análise econômica, vantagens competitivas etc., bem como sua área de atuação e método de trabalho.
ADMINISTRADOR VS EMPREENDEDOR
Comentário: Nos do grupo, chegamos à conclusão de que, Empreendedor há o perfil com muitas das características abaixo:
• Conhecer o ramo de atuação e buscar sempre novas informações;
• Possuir capacidade de liderar e motivar;
• Correr riscos calculados;
• Ser otimista, organizado e criativo;
• Possuir comprometimento e determinação;
• Ser persistente, não desistir e superar obstáculos;
• Ser independente e autoconfiante;
• Estabelecer metas;
• Buscar oportunidades e tomar iniciativa;
• Acompanhar o desempenho dos concorrentes;
• Planejar e realizar um monitoramento sistemático das ações.
Enquanto o administrador precisa ter visão sistêmica da organização onde vai trabalhar. Deve apresentar condições de articular as suas diversas áreas, por meio da administração de pessoas ou equipes, além de formular e implantar soluções. Precisa ainda de atitude ética e profissionalismo.
Concluímos que, um empreendedor faz parte de um administrador, porem, são visões e objetivos diferentes e com isto temos a certeza de que o gerenciador não conte a mesma visão, uma visão de futuro, crescimento e investimento, que, um perfil de empreendedor conte.
O administrador não contém as mesmas qualidades empreendedoras. Ele geralmente é sistemático, quer ver os resultados, e está ali para conhecer e ministrar os setores da empresa em questão. É focado no planejamento e controle dos setores, analisando e corrigindo o que for necessário.
Já o empreendedor tem iniciativa, visão de mercado, de expansão, calculam os riscos, são tomadores de decisões, exploram oportunidades e são dinâmicos. Com todas essas qualidades eles diminuem sua margem de erro. É aquele que sonha, tem disposição para realizar suas vontades e não pensa duas vezes. Ou seja: se ele tiver a idéia e o capital, ele segue seus sonhos e os realiza.
São profissionais diferentes, porém se complementam cada um com seu valor e seu papel dentro das organizações. Um lado prioriza a inovação, dá os passos necessários para o aumento do faturamento e o outro controla os custos e os setores da empresa para que os lucros sejam bem utilizados.
INDICANDO E CRITICANDO
Chegamos à conclusão de que a média encontrada no grupo possui características empreendedoras, tendo ainda que melhorar alguns pontos fracos. Este relatório nos trouxe novos horizontes, básicos e complexos da abertura de um empreendimento. Nos deu a visão de que todos têm característica de empreendedores.
Assim, vimos que ser um empreendedor, aproveitar as oportunidades, ser visionários, ser otimista, ser apaixonado pelo que faz e correr atrás do que se deseja, é saber inovar. Quando colocamos os aspectos abordados em prática, realmente conseguimos alcançar os objetivos traçados.
...