TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Inteligência Artificial?

Dissertações: O Que é Inteligência Artificial?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2013  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Inteligência Artificial?

Antonio José da Silva

As observações feitas neste texto são relativas a “What is Artificial Intelligence?” de John McCarthy, nesse texto o autor apresenta o seu ponto de vista sobre alguns aspectos da Inteligência Artificial (IA). Inicialmente procura estabelecer uma base conceitual para a IA. Descreve que a Inteligência Artificial é uma ciência que se preocupa em fazer máquinas inteligentes. Reforçando o conceito, o autor apresenta a inteligência como fator computacional do indivíduo, quando este deseja atingir metas ou objetivos, e que a inteligência dentro da concepção de estudos da Inteligência Artificial, não é dissociada do conceito biológico, revela ainda que existem dificuldades em classificar dentre os procedimentos computacionais, aqueles que são propriamente ditos inteligentes, contudo a inspiração é biológica e está focada nos aspectos humanos decisórios. De forma comparativa, o autor descreve o mecanismo de inteligência de um ser humano normal, ressaltando que todos têm capacidades intelectuais idênticas, o que difere de individuo para indivíduo são as reações bioquímicas e fatores fisiológicos que ocorrem nesse processo. Em indivíduos normais somos capazes de identificar que a velocidade de realizar armazenamentos de informações de curto prazo e capacidade de recuperar informação de longo prazo, difere a cada indivíduo. Nesse aspecto podemos observar que na IA os softwares processam em velocidade extraordinária as informação das condições impostas na tarefa, mas a capacidade intelectual da máquina de decidir depende do projetista. Por fim, o autor revela que a IA e as ciências sociais desconhecem por completo os processos cognitivos e as habilidades humanas.

Na seqüência do texto, McCarthy relata fatos históricos vinculados aos surgimentos da IA. Em sua opinião uma possível associação entre uma mente humana e uma máquina inteligente, foge aos propósitos da IA, mas admite a possibilidade de outros pesquisadores atuarem nesse propósito. Indagado sobre os objetivos da IA em relação à inteligência a nível humano, externou que esse é um propósito de muitos pesquisadores da área, mas admite também que nem todos compartilham da mesma meta. Admite também que novas tecnologias e idéias precisam ser aprimoradas e pesquisadas para que o nível de inteligência de uma máquina seja fiel ao nível humano.

O texto prossegue discorrendo sobre máquinas de processamento paralelo e simples, e que máquinas anteriores às novas gerações de computadores já eram suficientes para produzir IA em alto nível, faltava acurar as técnicas de programação da mesma forma como as temos hoje. Em seguida foca alguns aspectos fundamentais da IA, o que culmina na discussão quase que filosófica entre favoráveis e contrários.

Segundo o autor, os aspectos fundamentais na pesquisa dessa área não podem ser explicados pala computabilidade e complexidade, propostos por Kurt Gödel e Alan Turing, pois não há garantias que existem algoritmos capazes de resolver todos os problemas em certos domínios matemáticos. Finaliza a discussão afirmando que o mais importante na IA é obter algoritmos para resolver problemas e que potencialmente esses sejam tão capazes quanto os seres humanos.

Existem vários ramos ou áreas de pesquisa da IA, alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com