O RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: tiagosdm • 17/5/2017 • Relatório de pesquisa • 2.051 Palavras (9 Páginas) • 209 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPUS PRESIDENTE VARGAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RIBEIRÃO PRETO/2016
Relatório de estágio supervisionado
Relatório de estágio apresentado como requisito parcial para a continuidade e posterior conclusão do curso de bacharelado em engenharia civil pela Universidade Paulista – UNIP, campus Presidente Vargas.
Ribeirão Preto/2016
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a DEUS pelo fôlego de vida a mim concedido todos os dias, sem o qual obviamente não existiria a vida e não poderia desfrutar de momentos tão especiais com familiares e também este, processo de formação profissional.
Ainda menciono com muita gratidão a todos os meus amigos de graduação, cuja convivência acrescenta muito não somente no âmbito estudantil e técnico mas também no que diz respeito as relações sociais com o próximo.
SUMÁRIO
- Introdução
- Objetivo
- Referencial sobre a empresa e o estágio
- Organograma geral da empresa
- Organograma da diretoria onde ocorreu o estágio(Obra)
- Atividades realizadas com descrição e documentos fotográficos
- Forma de controle dos serviços executados com documentos fotográficos dos mesmos acompanhados e registrados
- Junção de prática e teoria
- Considerações finais
- Contrato de início e término do estágio
- Plano de atividades
- Declaração de empresa atestando o estágio
INTRODUÇÃO
O presente relatório expõe as atividades desenvolvidas durante o estágio obrigatório supervisionado. Para absorção e consolidação do conhecimento adquirido durante o curso, a atividade prática torna-se um elemento fundamental e indispensável na formação do acadêmico de Engenharia Civil. As atividades relatadas referem-se às fases construtivas de uma obra de incorporação executada pela empresa contratante do estágio.
OBJETIVO
Este relatório tem o intuito de descrever as atividades práticas realizadas durante a execução do empreendimento, incluindo o auxílio no gerenciamento do canteiro de obras, mostrando com argumentos e documentos fotográficos as fases da obra acompanhada no estágio, com a orientação e supervisão de um profissional gabaritado para tanto.
REFERÊNCIAL SOBRE A EMPRESA E O ESTÁGIO
A empresa concedente do estágio atua na incorporação e construção de obras verticais e horizontais, residenciais e comerciais,
Fundação: Sapata corrida;
Estrutura: Alvenaria de blocos cerâmicos, concreto armado com pilares e vigas;
Vedações: Alvenaria de blocos cerâmicos;
Impermeabilização Interna: Argamassa polimérica e impermeabilizante em látex (Hydroban);
Impermeabilização Externa: Manta asfáltica;
Revestimento Interno: Pintura nas áreas secas e revestimento cerâmico nas áreas molhadas, ambos sobre emboço de argamassa;
Esquadrias: Portas prontas de madeira, gradis de aço e janelas de alumínio;
Revestimento externo: Grafiato sobre emboço de argamassa.
ORGANOGRAMA GERAL DA EMPRESA
Superintendente técnico[pic 1]
Coordenadores de Obras[pic 2]
Engenheiro de Obras
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
Estagiário de Obras Mestre de Obras
[pic 6]
Encarregado de Obras
ORGANOGRAMA DA DIRETORIA ONDE OCORREU O ESTÁGIO (Obra)
Engenheiro de Obras[pic 7]
[pic 8][pic 9]
Estagiário de Obras Mestre de Obras
[pic 10]
Encarregado de Obras
ATIVIDADES REALIZADAS
Quando do início do estágio, estava na etapa de escavação de sapata corrida dos muros, armação e concretagem das sapatas corridas, realizada em sua totalidade, restando fundações como vigas baldrame e, novamente estacas seriam realizadas somente nas áreas comuns e reservatório enterrado, por exemplo.
Após esta fase foi possível acompanhar o início da execução de alvenaria de vedação, uma forma construtiva que se utiliza das paredes não somente para vedação mas também para suportar o peso próprio e os esforços da estrutura, cada bloco cerâmico estrutural tem a resistência de 4,5 MPa.
Para a mesma finalidade, na quinta e última fiada ou fiada de respaldo de cada pavimento,no caso do 2º item é utilizado uma canaleta compensadora nas partes internas e em “ J ” nas partes externas, e para a quinta fiada os blocos são substituídos por canaletas, dentro das mesmas são posicionados barras de aço, também com diâmetro determinado em projeto estrutural, na posição horizontal, estes compensadores e canaletas são preenchidos com grauth, uma espécie de concreto que tem como materiais, agregados miúdos e graúdos, areia e brita respectivamente, um aglomerante, no caso o cimento portland e água (a dosagem de cada componente é estabelecida através de um procedimento interno que compõe os traços testados e aprovados para o uso), formando uma espécie de “cinta” na estrutura.
...