O Relatório Eletrônica
Por: Anna Carolina Cardoso Martins • 14/9/2019 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
CAMPUS DE ITABIRA
RELATÓRIO ELETRÔNICA BÁSICA E INSTRUMENTAÇÃO
Diodo
ANNA CAROLINA CARDOSO MARTINS - 2019010669
MÁRCIO DE OLIVEIRA CRUZ - 28024
Itabira
2019
- INTRODUÇÃO
O diodo é um componente eletrônico composto de um cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais durante sua formação, o que causa a polarização de cada uma de suas extremidades.
É considerado o mais simples dos componentes eletrônicos e atua como retificador de corrente, que transforma a corrente alternada em corrente contínua. Também possui uma queda de tensão de aproximadamente 0,3V (Ge) e 0,7V (Si).
- OBJETIVOS
O objetivo desta prática consiste em verificar o funcionamento de um diodo atuando como chave seletora, ou seja, se o mesmo conduz corrente em apenas um sentido. Também verifica o funcionamento do LED, um diodo emissor de luz.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados os seguintes materiais:
- Fonte simétrica de corrente contínua;
- Protoboard;
- Multímetro;
- Dois resistores de 100 Ohm;
- Diodo 1N4148 (cuja tensão de polarização reversa contínua máxima é 75 V e corrente de condução direta contínua é 200mA);
- 1 LED verde;
- 1 LED vermelho.
Primeiramente foram calculados os valores teóricos das quedas de tensão sobre o resistor em série com D1 (VR) e sobre o diodo (VD1) para os seguintes valores da fonte: -5V, 0V e 5V, respectivamente.
A partir dos materiais requisitados para esta prática, o circuito abaixo foi montado:[pic 2]
Figura 1: Circuito a ser montado.
- RESULTADOS
Para os valores de queda de tensão calculados na teoria foram encontrados os seguintes resultados:
[pic 3]
Para os valores de queda de tensão aferidos na prática foram encontrados os seguintes resultados:
[pic 4]
Na teoria, é necessário que ao menos 0,7V passe por um diodo de silício (do sentido positivo para o negativo), para que o circuito fique fechado. Caso contrário, o circuito fica aberto. Com a alimentação de -5V, o sentido da corrente ficou inverso ao que seria ideal, fazendo com que o circuito ficasse aberto no D1. Também nesta voltagem, o LED vermelho acendeu, pois era o único que estava ligado do sentido positivo para o negativo, de forma que houvesse a queda de tensão.
Abaixo tem-se a simulação do circuito na situação descrita anteriormente:
[pic 5]
Figura 2: Circuito com fonte igual a -5V.
Já com a fonte igual a 0V, não há alimentação do circuito, ou seja, não há corrente passando pelos componentes. Abaixo tem-se a figura ilustrando esta situação:
[pic 6]
Figura 3: Circuito com fonte igual a 0V.
Já com a fonte de 5V há a passagem de 0,7V pelo diodo, ou seja, o circuito fica fechado. Além disso, o LED verde acende, pois é o que tem o sentido de positivo para negativo com a passagem de corrente. Abaixo a imagem que ilustra a situação:
...