O Relatório de estagio supervisionado tem como seu objetivo que foram realizadas pelo estudante
Por: juliiaanaa • 7/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.774 Palavras (8 Páginas) • 461 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O Relatório de estagio supervisionado tem como seu objetivo apresentar a Universidade Ceuma as principais atividades que foram realizadas pelo estudante na condição de estagiário, apresentando todas as atividades realizadas no estágio, como levantamento de matérias em planilhas em Word e Excel, acompanhamento das obras das construções das casas populares, acompanhamento de terraplanagem nos terrenos para a construção das casas, orçamentos de obras, aprender o serviço dos operários da obra, além de aprender a ler de projetos de engenharia da ALFA CONSTRUÇÕES
O estágio teve início no dia 08 de julho de 2016 e irá até o dia 30 de setembro de 2016 sendo realizado no turno da manhã e início da tarde das 12h30h ás 18h30h, completando uma carga horaria semanal de 30 horas e total de 240h até a conclusão.
2 HISTÓRICO DA EMPRESA
Fundada em 24 de junho de 2012 inicialmente como C Queiros Pereira Engenharia, a empresa iniciou suas atividades apenas na cidade de Santa Rita, atuando basicamente na elaboração de projetos pra entidades sem fins lucrativos.
Em 30 de março de 2014, foi vendida e passou a ser Alfa Construções LTD EPP, ampliando suas atividades para varias cidades do Estado do Maranhão. e passando a atuar na área de construção de casas populares para o programa minha casa minha vida, construção de estruturas metálicas, construções de sistemas de abastecimento e distribuição de agua e em parceria com a empresa Ramos Franca trabalhando com elaboração, acompanhamento, fiscalização e análises de obras federais e estaduais.
A ALFA construções está localizada LTDA, está localizada na rua Eber Braga número 727, bairro centro, na cidade de Santa Rita – MA,
3 OBJETIVOS DO ESTÁGIO
Criar um espaço de transição entre a vida acadêmica e a vida estudantil e profissional, desenvolvendo atividades, hábitos e atitudes pertinentes e necessárias para aquisição das competências profissionais da indústria da construção civil.
Meu propósito principal é contribuir ativamente em determinado projeto ou área dos serviços prestados, acompanhar de perto diversas etapas da execução de obras para aprender e adquirir um pouco de experiência na área de construção civil.
3.1 Atividades desenvolvidas
1 - Aprender a operação de concretagem e acabamento;
2 - Aprender a realizar levantamentos de quantidades de materiais para evitar desperdícios;
3 - Aprender a acompanhar as atividades dos operários da obra;
4 - Aprender a fazer orçamentos de obras;
5 - Aprender a ler e fazer projetos de engenharia;
6 - Aprender a fazer levantamentos de materiais e equipamentos e controle de perdas.
3.2 Análise de Projetos
Recebemos os projetos da caixa econômica de obras federais para analise, fiscalização e viabilidade técnica dos mesmos. Antes de se aprofunda em projeto devemos saber sua definição. Projeto é formado por um conjunto de atividades, que estão correlacionadas visando atingir um objetivo, com inicio, meio e fim e limitadas a um orçamento. Ao analisar o projeto temos que nos atentar aos objetivos fins, prazos e orçamentos dos projetos.
4 VISITA TÉCNICA EM CAMPO
Realizamos visitas em campo para comprovar as informações prestadas no projeto apresentado, tais como coordenadas geográficas, dimensões do terreno, etc. Após a visita in loco, apresentamos um relatório a Caixa Econômica no prazo de 10 dias, além de apresentar as considerações em relação ao orçamento e analise documental apresentada com ART, Contrato, Plantas, Laudos. Abaixo seguem relacionados os relatórios apresentados:
- RAE: Onde são relacionadas as correções que devem ser feitos para posterior aprovação ou a aprovação de imediato quando estão contempladas todas as exigências.
- PLS: Planilha de levantamento de serviços.
No inicio houve um processo de adaptação na qual fui aprendendo onde e como funcionava cada funcionário do setor e suas principais atividades como as planilhas de trabalho, projetos, escalas, relatórios, varias pessoas trabalhando em equipe para desenvolver um bom trabalho e ter excelentes resultados.
No escritório analisei varias planilhas orçamentárias antigas e atuais consegui identificar valores quantidades e materiais que estavam descritos nas planilhas, meu supervisor técnico mostrou como eram feitas algumas licitações e como atualizavam as planilhas para manter o controle das atividades e evitar desperdícios de matérias e controle total da obra visando também economia, por que hoje na construção civil o controle de gastos e de suma importância e depois analisamos algumas planilhas de AutoCAD 3D, e 2D.
Quanto ao canteiro de obras, este apresentou as seguintes instalações: área para preparo da argamassa, área para corte e dobra do ferro, deposito de agregados, deposito fechado para cimento e demais materiais utilizados na obra. Não havia alojamento, pois nenhum funcionário dormia na obra. Todo canteiro de obra foi fechado com tapumes de compensado. Foram alocados na obra os seguintes equipamentos: serra circular de mesa e betoneira além de ferramentas manuais.
O aterro das casas foi mecanizado, sendo que nos fundos do terreno houve a maior profundidade com 1,30m e foi reduzindo até chegar a 0,30 m na frente do terreno, a perfuração das estacas principais e intermediarias também foi mecanizada, foram utilizadas brocas de 25 cm de diâmetro com profundidade de 5m onde o aterro foi mais volumoso, de 4m onde o aterro foi menos volumoso, as estacas intermediárias foram perfuradas com 2,5m em todo o terreno, o cimento utilizado para o enchimento das estadas foi o CPII-Z-32 que é o mais indicado para a função estrutural, o proprietário afirma que “ sempre utilizou o z-32 para a parte estrutural e o f-32 para o assentamento dos blocos e reboco das paredes” , detalhe importante que na maioria das obras não é levado em consideração pelos responsáveis pela execução.
...