O Revestimento de Pedras
Por: thaynalps • 18/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.789 Palavras (12 Páginas) • 264 Visualizações
ENGENHARIA CIVIL – 7° PERÍODO B
Professor: Tutimés Tavares
CONSTRUÇÃO CIVIL II
Acadêmicos:
Ana Carolina de Faria
Bruna Barbosa Coelho de Lima
Daniela Lorena de Oliveira
Gilberto Caldeira de Andrade
Paulo Henrique Vieira Uchôa
Thayná Silva Lopes
REVESTIMENTO DE PEDRAS
OBJETIVO
Apresentar a grande variedade de revestimentos de pedras para paredes e pisos usados na construção civil, locais, aplicações e modelos indicados para cada local.
Lista de figuras:
Figura 1:............... Filete pedra São Tomé branco serrado..................... 7
Figura 2:...............Filete de Ardósia Ferrugem Serrado......................... 7
Figura 3:...............Pedra Portuguesa Vermelha..................................... 7
Figura 4:...............Pedra Madeira Amarelo Envelhecido Irregular.......... 7
Figura 5:...............Mosaico de São Tomé................................................ 8
Figura 6:...............Mosaico de Mármore Branco...................................... 8
Figura 7:...............Arenito Vermelho Lixado serrado............................... 8
Figura 8:...............Ardósia Grafite serrado............................................... 8
Figura 9:...............São Tomé Branca Irregular......................................... 9
Figura 10:.............Pedra Portuguesa Preta Irregular............................... 9
Figura 11:.............Piso em Mármore branco............................................ 9
Figura 12:.............Piso em Granito........................................................... 9
Figura 13:............Polimento e Impermeabilização de Bancadas de Granito................................................................................................................. 12
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 REVESTIMENTOS DE PAREDE
3 REVESTIMENTOS DE PISOS
4 CLASSIFICAÇÃO DAS PEDRAS
4.1 TIPOS DE PEDRAS
5 TRATAMENTO.
6 ESCOLHA DA PEDRA
7 NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES
7.1 NORMAS DO MINISTÉRIO DE TRABALHO
8 CONCLUSÃO
9 REFERENCIAS
INTRODUÇÃO
Peças resistentes e belas, as pedras são muito utilizadas nas residências sob diversas formas e aplicações, costuma-se revestir muros, fachadas, varandas e mesmo salas de estar com pedras com efeito decorativo excelente se bem escolhidas, em áreas externas ou internas. Além da proteção e resistência, as pedras para construção civil produzem grandes efeitos estéticos, seja pela cor ou textura, boa trabalhabilidade e durabilidade.
REVESTIMENTOS DE PAREDE
Podem utilizar as pedras naturais para o revestimento de parede das seguintes formas: filetes, pedras irregulares, pedras serradas. No entanto, deve-se ter certos cuidados para que o resultado esperado seja alcançado, como por exemplo: a argamassa a ser usada para o assentamento deverá possuir características para que não manche as pedras, além de ser anticorrosiva, deve-se evitar o uso das pedras naturais porosas em locais que tenham contato com áreas úmidas; evitar parafusos para fixar as pedras, pois pode enferrujar e manchar a pedra; não usar produtos de limpeza que sejam abrasivos; preferindo produtos neutros; todas as pedras devem ser impermeabilizadas logo depois de sua colocação. O Revestimento com pedras decorativas em paredes garante ao ambiente beleza, qualidade e durabilidade, além de valorizá-lo traz economia, isso porque você não terá mais gastos com pinturas, texturas, grafiado e ainda evita problemas com umidade.
De acordo com Azeredo (2011, p. 88):
“Para o assentamento, ou melhor, colocação de pedras naturais na forma de revestimento, temos que inicialmente preparar a superfície que irá receber tal revestimento assim devemos inicialmente aplicar um chapisco de argamassa de cimento e areia 1:4, a areia de preferência grossa, sendo que deverá ser introduzido um hidrófugo, isto é, um impermeabilizante comum que seja dissolvido na água que será utilizada para o amassamento da mesma.
A seguir, feito o corte das pedras, chapa-se a superfície da parede já preparada com o chapiscado com argamassa mista de cimento e areia 1:4/12, isto é: argamassa de cimento e areia 1:4 com adição de cal na proporção de 1 de cal para 12 de argamassa de cimento e areia 1:4, isto em volume. Após chapada uma pequena área comprime-se a pedra nesta argamassa; assim, sucessivamente, as juntas serão sempre tomadas com a sobra da compressão das pedras na argamassa chapada e complementada com pequenas lascas da própria pedra e alguma argamassa extra no contorno. É necessário que, após algumas horas de aplicação, lava-se a superfície das pedras para remoção da argamassa em excesso com uma escovinha de piaçaba, aquela que é utilizada para lavar vasos sanitários; isso se faz necessário para evitar que posteriormente se necessite lavar com ácido muriático que poderá queimar a superfície da pedra, dando uma coloração amarelada a mesma, quando a solução acida não for bem dosada. Na aplicação de pedras ditas a seco, as mesmas são de dimensões bem menores; assim na fase de aplicação nós comprimimos as pequenas pedras na chapada como se estivéssemos espetando uma almofada com estilete, de maneira que a fixação se faça unicamente pela face posterior; não se coloca argamassa no contorno (espessura) a pedra.”
...