O Roteiro Estagio Supervisionado
Por: ll_uan • 3/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.519 Palavras (7 Páginas) • 473 Visualizações
- ROTEIRO DE TRABALHO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – SUS-BH
Objetivos do Estágio Supervisionado I:
- Programar as atividades de estágio junto com a equipe local de saúde;
- Conhecer a Unidade Básica de Saúde;
- Realizar atendimento odontológico junto com a equipe de saúde bucal.
- ORIENTAÇÕES GERAIS
- As informações podem ser coletadas por meio de observação, conversas informais e entrevistas ou ainda por meio de consulta em sites oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte e Secretaria Municipal da Saúde.
- Este roteiro deverá ser cumprido durante todo o semestre de realização do estágio.
- O gerente da Unidade Básica de Saúde é um informante estratégico, portanto, solicite se possível, um horário para uma entrevistá-lo. Considere também a possibilidade de entrevistar outros profissionais de saúde que também poderão fornecer as informações que você necessita.
- Ao solicitar alguma informação lembre que a outra pessoa pode necessitar de algum tempo para o seu atendimento.
- Os alunos deverão buscar informações nos relatórios de alunos que atuaram na unidade em semestres anteriores. Os dados deverão ser atualizados. Deverá ser evitada a busca de informações que estão disponíveis.
- Todas as informações coletadas deverão ser apresentadas sobre forma de texto, fotografia ou figura no relatório final a ser entregue no fim do estágio.
- O relatório semanal deverá apresentar sinteticamente todas as atividades desenvolvidas pelo aluno. Sugerimos que as atividades sejam detalhadas em: atividades clinicas e atividades em geral O preenchimento e entrega do relatório semanal é obrigatório. Dentro do SGA se encontra o modelo que deverá ser utilizado.
- O relatório final deve apresentar o formato de um relatório técnico dentro das normas de publicação definidas pela PUCMINAS. Buscar documento no site da biblioteca. http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_monografias.pdf
- O relatório final deve ser a base para a construção de um portfólio a ser aprimorado nos anos seguintes.
Orientações específicas segundo os objetivos da disciplina:
I- PROGRAMANDO AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
1- Discutir com a equipe de saúde bucal sobre as atividades a serem desenvolvidas durante o semestre. Dar prioridade às demandas já levantadas pela equipe de saúde bucal, assim como dar continuidade as atividades desenvolvidas em semestres anteriores.
2- O planejamento das atividades deve estar em total sintonia com a programação das equipes da unidade. As atividades a serem desenvolvidas devem ser entendidas como atividades da equipe, onde os alunos participam.
3- O conhecimento da Unidade básica é o objetivo fundamental das atividades acadêmicas do estágio supervisionado I. O atendimento clínico deve ser entendido como uma contra partida da participação dos alunos.
4- Sugere que parte do tempo seja divida em atividades no consultório odontológico atividades de conhecimento da unidade.
5- Nas duas primeiras semanas os alunos deverão elaborar o cronograma de atividades pactuadas com a equipe da Unidade Básica a serem desenvolvidas no semestre.
6- Os alunos deverão enviar este cronograma do planejamento das atividades para o professor supervisor.
Obs: estão apresentadas em anexo deste roteiro, no final deste documento algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas.
- II - CONHECENDO A UNIDADE DE SAÚDE
Para esta tarefa vocês deverão seguir o roteiro de questões apresentadas nos itens de 1 a 4.
- 1 – CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
- Qual é a história da unidade de saúde? Há quanto tempo existe? Houve algum envolvimento da população na criação da unidade de saúde ou partiu de uma definição técnica dos profissionais de saúde?
- Descrever a área física da unidade. (Pode ser registrada por meio de fotografia)
- Descrever os tipos de serviços ofertados?
- Quantos profissionais trabalham na unidade? Especificar por área de ocupação dos profissionais.
- Quais são os programas de saúde prioritários que atualmente estão sendo desenvolvidos pela unidade de saúde?
- Quantas equipes de PSF existem e qual é a sua composição?
- Descrever sinteticamente o funcionamento do atendimento? Como a população tem acesso aos serviços? Como é organizado e planejado o atendimento às necessidades dos usuários?
- Quais são os horários de funcionamento da Unidade Básica de Saúde?
- Existem outros serviços de saúde próximos à unidade de saúde? Quais são?
2– ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
- Descrever o local onde se localiza a unidade de saúde? (Pode ser registrado por meio de fotografia)
- Como é o bairro?
- Descrever alguns indicadores que retratam as condições de vida dos moradores da região. (Estas informações podem ser conseguidas no site da Intranet da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que pode ser acessado na unidade de saúde. Utilize os trabalhos desenvolvidos no 2º Período na disciplina de Saúde e Sociedade e 3º. Período na disciplina Saúde Coletiva I. Informações complementares podem ser obtidas em sites como o da Fundação João Pinheiro www.fjp.mg.gov.br . Uma sugestão é para o Atlas do desenvolvimento Humano da região Metropolitana de Belo Horizonte.
- Quais são os equipamentos sociais existentes no bairro. (escola, creches, asilos, igrejas, ONGs, etc)
- A localização da unidade de saúde facilita o acesso para a população?
- Quais são as vias de acesso dos usuários a unidade?
3 - CARACTERIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
- Quem são os usuários da unidade de saúde? Procure mostrar uma relação entre homens, mulheres, crianças, idosos. (construir a pirâmide etária dos moradores da área de abrangência, estes dados podem ser conseguidos pela intranet. O acesso é feito pelo computador da Unidade Básica de Saúde)
- Quais são os serviços mais procurados?
- A forma como a unidade presta serviço, satisfaz as necessidades de atendimento da população que a procura?
- Qual é a população de sua área de abrangência que não procura a unidade de saúde?
- Quais são os principais problemas de saúde dos usuários da área da unidade de saúde?
- Quais são as principais causas de mortalidade na área de abrangência da Unidade de saúde. (estes dados podem ser conseguidos pela intranet. O acesso é feito pelo computador da Unidade Básica de Saúde).
4- ATENÇÃO Á SAÚDE BUCAL
- Descrever a composição da equipe de saúde bucal, destacando as funções realizadas por cada profissional.
- Descrever os aspectos físicos do consultório odontológico. (Pode ser feito através de fotografias)
- Descrever as atividades que a equipe de saúde bucal desenvolve.
- Qual é a população prioritária para o atendimento
- Quais as informações epidemiológicas sobre a situação de saúde bucal da população da área de abrangência
- Como se organiza o serviço odontológico (forma de marcação de consulta; número de pacientes atendidos por dia; procedimentos clínicos realizados na Unidade básica de Saúde; atividades desenvolvidas junto com outros profissionais de saúde da Unidade básica; etc.).
III – ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
- Realizar o atendimento odontológico a pacientes de acordo com a programação da Unidade Básica de Saúde.
- O atendimento clínico não é a atividade principal da disciplina: Estágio Supervisionado I.
- Para a programação deste atendimento deverá ser preferencialmente escolhida o atendimento, por exemplo, de uma família. Deverá ser incentivada a visão de um atendimento coletivo e não do indivíduo.
- Deverá ser incentivada uma abordagem ampla do processo saúde doença. Salientando a importância dos determinantes sociais na definição do planejamento do atendimento clínico.
- Os alunos deverão apresentar o atendimento na forma de casos clínicos. Para esta tarefa deverão anotar os dados necessários tais como: idade do paciente, sexo, localização da residência segundo as áreas de atendimento do PSF, histórico social, história clínica, procedimentos odontológicos realizados.
- Todos os pacientes atendidos deverão ter uma avaliação da condição de saúde bucal em relação aos estudos epidemiológicos existentes.
- As informações sobre o atendimento clínico deverá ser apresentadas no relatório semanal.
Sugestões para a organização da programação das atividades para o conhecimento da Unidade de saúde.
- Funcionamento do acesso dos usuários na Unidade. Como o paciente é recebido na Unidade. Descrever o processo do fluxo do atendimento de um usuário.
- Reconhecimento da área de abrangência da unidade? Qual o território? Visita com levantamento das condições de moradia e vida dos usuários.
- Funcionamento da sala de vacina. Quais as vacinas oferecidas? Quais as doenças imunopreviníveis que são controladas na área de abrangência? Qual a incidência destas doenças na área de abrangência? Qual a cobertura vacinal das vacinas disponibilizadas pelo programa nacional de vacinação da área de abrangência?
- Funcionamento da Farmácia? Qual o fluxo para distribuição e dispensação de medicamentos? Quais os medicamentos mais utilizados?
- Funcionamento das visitas domiciliares. Acompanhamento de uma visita com um agente comunitário.
- Funcionamento da zoonose. Acompanhamento de uma atividade desenvolvida pela zoonoses da unidade.
- Acompanhamento da marcação de consultas especializadas e internação? Funcionamento do sistema de marcação de consultas especializadas e encaminhamentos para as UPAS e Hospitais. Central de ambulância.
- Funcionamento da Gestão da unidade. Relação com o distrito sanitário? Talvez programar uma visita ao distrito. Como é a administração da unidade básica de saúde.
- Funcionamento dos sistemas logísticos. Central de esterilização de material. Talvez programar uma visita ao distrito.
- Funcionamento dos sistemas logísticos. Solicitação e controle de material de consumo.
- Funcionamento do controle social? Entrevista com membros do conselho local de saúde.
...