O Roteiro de Prática
Por: Matheus da Costa de Lima • 22/4/2023 • Ensaio • 869 Palavras (4 Páginas) • 73 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE PESQUISA
RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO FINAL
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PIBIC/CNPq, PIBIC/CNPq-AF, PIBITI, PIBIC/UFPA, PIBIC/UFPA-AF, PIBIC/UFPA-INTERIOR, e PIBIC/UFPA-EBTT, PIBIC/UFPA-PcD, PRODOUTOR, PRODOUTOR RENOVAÇÃO, PIVIC, FAPESPA, PIBIC-EM.
PERÍODO: 09/2021 a 08/2022
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título do Projeto de Pesquisa: Estudo das propriedades sensoriais e funcionais de produtos derivados do cacau amazônico visando a valorização da cadeia produtiva cacaueira do Estado do Pará.
Nome do Orientador: Jesus Nazareno de Silva Souza
Titulação do Orientador: Doutor
Unidade: Instituto de Tecnologia - ITEC
Laboratório: Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia - CVACBA
Título do Plano de Trabalho: Caracterização sensorial e avaliação das propriedades funcionais de um produto a base de cacau amazônico de várzea.
Nome do Bolsista: Matheus da Costa de Lima
Tipo de Bolsa:
( ) PIBIC/CNPq
( ) PIBIC/CNPq-AF
( ) PIBITI
( ) PIBIC/UFPA
( X ) PIBIC/UFPA-AF
( ) PIBIC/UFPA-INTERIOR
( ) PIBIC/UFPA-EBTT
( ) PIBIC/UFPA-PcD
( ) PIBIC PRODOUTOR
( ) PIBIC PRODOUTOR RENOVAÇÃO
( ) PIVIC
( ) FAPESPA
( ) PIBIC-EM
- O relatório não deverá ultrapassar 10 MB ou conter mais de vinte (20) páginas.
- INTRODUÇÃO: Informar sobre a evolução dos conhecimentos na área e quais os avanços que foram obtidos com o plano proposto, considerando os aspectos teóricos mais importantes que fundamentaram a elaboração do projeto.
De acordo com BRAINER (2021), Brasil é o sétimo maior exportado de cacau (Theobroma cacao) no rank mundial de produtores deste fruto, e a região norte do país é responsável por 53,2% da produção nacional de cacau. Por conseguinte, segundo o IBGE a produção nacional de cacau foi de 310.537 toneladas, e o Pará sozinho foi responsável por 146.409 toneladas de cacau produzido, ficando em primeiro lugar no rank nacional de estados que produzem o fruto. A CEPLAC, órgão do Governo do Pará contribui para o fomento da cacauicultura no estado, fornecendo sementes selecionadas ao produtores do fruto, além disso, este tipo de atividade do cultivo do fruto segue em expansão no estado feito por pequenos produtores, e na Ilha do Combú esse tipo de atividade tem atraído turistas de diversas parte do Brasil e do mundo com o seu chocolate obtido das amêndoas do cacau de várzea cultivados na ilha, entretanto, é quase inexistente estudos científicos voltados para o estudo das propriedades funcionais e sensoriais do cacau amazônico.
- JUSTIFICATIVA
O estado do Pará lidera a produção nacional de cacau (Theobroma cacao) segundo o IBGE a produção nacional de cacau foi de 310.537 toneladas, e o Pará sozinho foi responsável por 146.409 toneladas de cacau produzido. Não há muitos trabalhos científicos que fomentem as características funcionais e sensoriais do cacau de várzea, e ultimamente muitos turistas de varias partes do globo visitam a Ilha do Combú para provar o chocolate e tantos outros produtos derivados do cacau feitos pelos moradores da ilha, e com esse movimento a ilha se tornou um dos pontos turísticos mais visitados e requisitados da capital paraense, gerando renda para as famílias que vivem no entorno da ilha.
...