O Serviço Público Federal Ministério da Educação
Por: santos.marcia • 27/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.483 Palavras (6 Páginas) • 161 Visualizações
Serviço Público Federal Ministério da Educação[pic 1][pic 2]
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia - FAENG
HIDROLOGIA GERAL- LABORATÓRIO
MÁRCIA SOCORRO DOS SANTOS
INFILTRÔMETRO DE ANEL
CAMPO GRANDE
Setembro/2019
ÍNDICE
- INTRODUÇÃO 3
- OBJETIVO.........................................................................................................................3
- REVISÃO 4
- FUNDAMENTAÇÃO TEORTICA 4
- ATERIAIS E METODOS 5
- Materiais utilizados 5
- Equipamentos 5
- METODOS DE ENSAIO ..6
- RESULTADOS ..7
- ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS............................................................7
- CONCLUSÃO...............................................................................................................8
- REFERÊNCIAS............................................................................................................8
INTRODUÇÃO
A determinação da infiltração de água no solo deve ser feita por métodos simples e capazes de representar, adequadamente, as condições em que se encontra o solo. Para tanto, torna-se necessário adotar métodos, cuja determinação baseia-se em condições semelhantes aquelas observadas durante o processo ao qual o solo é submetido (PRUSKI et al., 1997). O Infiltrômetro de anel é um equipamento geralmente composto por dois anéis sendo de 50 e 25 cm de diâmetro e 30 cm de altura, são instalados no solo sendo enterrados parcialmente no local onde será feita a leitura de infiltração da água no solo. O método de infiltrômetro de anel é simples e prático para determinação da infiltração acumulada e a velocidade de infiltração.
OBJETIVO
- Conhecer os métodos de determinação de velocidade de infiltração de água no solo;
- Determinar a velocidade de infiltração da água no solo, (Velocidade de Infiltração Básica (VIB);
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
KARLEN et al. (1997) apresentaram a concepção de que, se um solo está funcionando de acordo com o seu máximo potencial para um determinado uso, ele terá excelente qualidade; se não, o seu potencial pode ter sido alterado pelo uso ou manejo, ou o solo naturalmente possui baixa qualidade. Dessa forma, medir a qualidade do solo significa atribuir um valor ao solo em relação à sua capacidade de cumprir uma função específica.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo BERNARDO (1989), sob chuva ou irrigação contínua, a velocidade de infiltração se aproxima, gradualmente, de um valor mínimo e constante. Esse valor constante que a velocidade de infiltração atinge com o passar do tempo é conhecido por velocidade de infiltração básica (VIB). Assim sendo, sob chuva ou irrigação contínua, a taxa de infiltração se aproxima, gradualmente, de um valor mínimo e constante, conhecido por taxa de infiltração básica ou velocidade de infiltração básica (ALVES SOBRINHO et al., 2003). Ambos os autores afirmam como pode ser gradativamente a velocidade da água dependendo do seu tempo e infiltração no solo.
MATERIAIS E MÉTODOS
O experimento de campo foi realizado durante a aula de Hidrologia Geral laboratórial, no campo experimental da UFMS. A determinação da infiltração da água no solo foi realizada através do método do infiltrômetro de anel, ao qual constituiu por dois anéis, um externo e outro interno, abrangendo um menor com diâmetro de 25 cm no caso anel interno e um maior com 50 cm, anel externo, ambos de altura de 30 cm. O anel externo tem como finalidade reduzir o efeito da dispersão lateral da água no anel interno, a qual deve ser infiltrada predominantemente na direção vertical. Além dos anéis, foram utilizados dois baldes para carregamento de água, prancheta e papel para apoio da anotação das leituras, régua para leitura e um aparelho eletrônico para cronometragem do tempo de infiltração, como pode de ser observada uma parte destes materiais na figura 1 abaixo. Figura 1 – Materiais utilizados e procedimento, Fonte: Autor, 2019.
[pic 3] [pic 4]
[pic 5] [pic 6]
MÉTODOS DE ENSAIO
Os anéis foram posicionados e enterrados com aproximadamente 15 cm no solo antecipadamente pelos técnicos e instrutores responsáveis pelo experimento de campo, logo após isto foi feita a fixação da régua e pegaram-se os baldes com água e foi colocada água nos dois anéis simultaneamente até encher os anéis para começar a fazer a leitura. Logo em seguida começaram as anotações com uma coluna de tempo (min) e leitura (cm) dos dados. Quando houve necessidade foram feitas a reposição de água. Foram feitas diversas leitura ao longo do tempo de mais ou menos 1 hora, alternadas entre 1 minuto, 2 minutos e 5 minutos para cada leitura.
[pic 7] [pic 8]
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O teste por meio do infiltrômetro de anel, com seus respectivos dados de valores de tempo e leitura, conforme tabela 1. A determinação da infiltração acumulada (Ia) e da velocidade de infiltração (VI) do solo pelo método do infiltrômetro de anel foram obtidas conforme os dados demonstrados na tabela a seguir. A partir dos dados obtidos no campo, elaborou-se os gráficos de Infiltração acumulada (Ia) e de Velocidade de Infiltração (VI). Percebeu-se que ao longo do teste a infiltração acumulada (Ia) aumenta com o tempo, e a velocidade de infiltração (VI) diminui, até o valor se aproximar de uma estabilidade. Os dados utilizados foram adquiridos com a turma anterior, pois os dados que foram coletados no dia 19/09/19 não estavam corretos.
...