O Sistemas Construtivos
Por: marcllenm • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.390 Palavras (6 Páginas) • 537 Visualizações
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..................................................................................................02
- ETAPA 1 ...........................................................................................................03
- ETAPA 2...........................................................................................................06
- REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA....................................................................09
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho de tem como objetivo apresentar os serviços preliminares de uma obra, destacando as necessidades do inicio da construção compreendendo, entre outros, o preparo do terreno, canteiro de obra, orçamentos e prazos.
Outro ponto levantado os pontos mais relevantes é a diferença das estruturas de concreto e pré-moldados de concreto, alvenaria estrutural e alvenaria tradicional.
- 1ª ETAPA
- SERVIÇOS PRELIMINARES
Serviços preliminares de uma obra são algumas atividades previas ao início da obra, e são de grande importância, pois através delas que se da início a obra de fato.
Vamos citar abaixo algumas atividades e descreve - las.
- Implantação do canteiro de obra.
São as instalações Provisórias de uma obra como: ligação de água e luz, sanitários, vestiários, refeitórios, almoxarifado, escritórios, execução do tapumes , identificação da obra com placas, materiais de segurança e primeiros socorros, dentre outros.
- Topografia
O levantamento topográfico irá dimensionar o terreno, vai fornecer cotas do terreno, locar edificações existentes, poste, árvores e etc. Será utilizado também para melhor posicionamento da construção conforme a irregularidade do terreno.
- Verificação da vizinhança
O registro das condições dos vizinhos é muito importante no inicio da obra, pois permite que ao decorrer da obra não tenha surpresa desagradável. Deve descrever e registrar todas as características e indícios encontrados nos vizinhos.
- Sondagem
Depois de levantamento topográfico e o projeto da construção, deverá ser realizado a sondagem do terreno. Através sondagem e possível identificar a resistência do solo, a existência de lençóis freáticos, através do solo encontrado identificar quais tipos equipamentos a serem utilizados para a escavação e retirada do solo, bem como, ajuda a definir qual o tipo de fundação será melhor dentre outras características. A quantidade de furos de sondagem ao longo do terreno a serem realizados a sondagem deve ser indicada por um profissional habilitado.
- Limpeza do terreno
Com o projeto aprovado e todas autorizações em mãos, é possível começar efetivamente a obra. A limpeza do terreno irá prepará-lo para a chegada das máquinas e do pessoal da obra. Durante esta limpeza poderá ocorrer a necessidade retirada de árvores. Se houver demolições e indicado fazer antes mesmo da implantação do canteiro. O resíduo originado de uma demolição pode ser bastante significativo exigindo o seu manuseio com equipamentos de grande porte e quando não for possível sua utilização dentro do próprio terreno deverá se retirado.
- Terraplanagem/Movimentação de terra
Com base na planta e levantamento topográfico marcam-se os níveis da obra. Nesta fase são feitos os cortes no terreno e a movimentação de terra. Assim, é feita a marcação do dimensionamento e níveis adequados ao projeto. É muito importante a definição correta dos níveis. Tipos de movimento de terra com o corte geralmente é a mais desejável uma vez que minimiza os possíveis problemas de recalque que o edifício possa vir a sofrer, mais em compensação deve se pensar no bota-fora. Quando se tem uma área de aterro devera ter um controle de qualidade referente à compactação do solo e viabilizar um local de empréstimo. Na opção de corte e aterro não é necessário preocupação com bota-fora e empréstimo, uma vez que poderá haver a compensação do corte com o aterro necessário.
2.2 ORÇAMENTOS E CRONOGRAMAS
O orçamento com certeza é a parte mais importante antes do inicio de obra, pois através do orçamento que se tem o quanto vão custar os serviços a serem executados e saber exatamente o quanto será gasto, além de ajuda a programar os gastos em cada etapa da obra, proporciona a alteração de materiais para que o custo da obra caiba no orçamento que contemplar tudo, como por exemplo: material, mão-de-obra, impostos, máquinas e equipamentos e custos indiretos (água, luz, telefone, internet, combustível, depreciação). Mais antes de estimas os custos de uma obra primeiro deve se ter projeto da edificação, um memorial descritivo dos materiais que serão aplicados, possuir um projetos de detalhamentos ou projeto executivo, etc.
O cronograma da obra é a programação de tempo inclui em seus objetivos não somente o prazo global da obra data de início e de término, mas principalmente os prazos parciais, que determinam como será a obra executada ao longo do tempo com relação aos seus serviços e etapas construtivas, para que se possa programar as compras, os desembolsos, etc. A ferramenta mais usual e de fácil entendimento e o MS PROJETC.
2.3 CRONOGRAMA INICIAL DA OBRA
Será executada uma área de alimentação no Shopping Center com dimensões de 15m x25m. Abaixo será elaborado um cronograma inicial com a execução dos serviços preliminares.
[pic 1]
Tendo em vista que o terreno e um terreno tranqüilo de solo bom e plano, os serviços preliminares terão duração de 14 dias, desconsiderando 12 dias trabalhos descontando o domingo.
O sucesso de um cronograma é a programação dos serviços que serão executados.
- 2ª ETAPA
Pesquisa e comparativo entre concreto armado e pré-fabricado, alvenaria convencional e alvenaria estrutura.
CONCRETO
Concreto Armado é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem submetidos. Para a composição do concreto armado.
...