Sistemas construtivos - madeira
Por: Kaah Barreto • 27/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.225 Palavras (9 Páginas) • 646 Visualizações
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
ARQUITETURA E URBANISMO
FRANCISCO ALVES F. FILHO
KALINE SOARES BARRETO
RUDNICK MORAIS DIAS
SISTEMAS ESTRUTURAIS – EDIFICAÇÕES EM MADEIRA
BRASÍLIA
2016
FRANCISCO ALVES F. FILHO
KALINE SOARES BARRETO
RUDNICK MORAIS DIAS
SISTEMAS ESTRUTURAIS – EDIFICAÇÕES EM MADEIRA
BRASÍLIA
2016
AGRADECIMENTOS
A nossa orientadora, Professora Sônia, pelo e ânimo em nos ensinar como podemos nos tornar profissionais que contribuem positivamente para nossa profissão.
RESUMO
Afim de entender o processo de escolha e execução da madeira em obras da construção civil, o grupo escolheu três edificações nas quais o sistema estrutural e outros elementos da obra foram efetuados em madeira. O estudo se concentra em explicar as variáveis que levaram a escolha do material e as soluções de projeto, sintetizando a versatilidade da madeira.
PALAVRAS CHAVE: Madeira, Projeto, Arquitetura
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 EDIFÍCIO COMERCIAL TAMEDIA 9
2.1 A ESCOLHA DO MATERIAL 10
2.2 O PROJETO 11
2.3 DETALHES CONSTRUTIVOS 12
3 METROPOL PARASOL 13
3.1 A ESCOLHA DO MATERIAL 14
3.2 O PROJETO 16
3.3 DETALHES CONSTRUTIVOS 18
4 NEST WE GROW 19
4.1 A ESCOLHA DO MATERIAL 20
4.2 O PROJETO 21
4.3 DETALHES CONSTRUTIVOS 23
5 VANTAGENS E DESVANTAGENS 24
5.1 VANTAGENS 24
5.2 DESVANTAGENS 25
CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
REFERÊNCIAS 27
1 INTRODUÇÃO
A madeira como material construtivo é utilizada desde os primórdios da história das civilizações. Seu uso no geral sempre esteve atrelado a disponibilidade, funções térmicas, versatilidade do emprego, ao apelo estético e entre outros fatores que ainda mantem a madeira como um produto que pode transformar simples projetos em grandes modelos de beleza e funcionalidade.
O Edifício Tamedia, projeto do arquiteto japonês Shigeru Ban, exemplifica como o uso da madeira pode reestruturar estética e funcionalmente os pesados prédios comerciais de todo o mundo. A madeira foi utilizada de maneira robusta na estrutura, mantendo-se aparente através dos panos de vidro que vedam a edificação.
O Metrópole Parasol, projetado pelo arquiteto Jürgen Mayer H., recebe uma função mais ampla dentro dos projetos escolhidos para o estudo, sendo um gigantesco centro urbano contemporâneo, afim de reunir as mais diversas atividades na malha urbana dinamizada de Serrilha. O projeto expressa a maravilhosa escala que uma estrutura de madeira pode proporcionar, contrariando o senso comum no ramo construtivo.
O terceiro projeto é fruto de uma equipe de Faculdade para participar de um concurso em 2014, que levou a concepção do Nest We Grow. A necessidade de um prazo mais enxuto para execução do projeto levou a equipe a adotar a madeira como sistema estrutural, resultando em um projeto que possui uma dinâmica incrível.
2 EDIFÍCIO COMERCIAL TAMEDIA
Projetado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban - profissional muito conhecido por projetos em papelão - o edifício Tamedia está localizado no centro de Zurique - Suíça. O projeto do prédio fora encomendado pelo grupo multimídia Tamedia, contemplando sete andares em madeira, sendo um dos maiores do mundo já executado com esse material.
O novo edifício da Tamedia desperta fascínio ao visitante logo acesso da edificação. Colunas maciças evocam elegância e nobreza, tal qual nos templos japoneses, em especial pela variação de espaço entre as colunas. Não houve concurso para concepção do projeto, contudo o presidente do conselho de administração do grupo tamedia, Sr. Pietro Supino, solicitou o cumprimento de três condições nas quais Shigeru Ban deveria atender sem falta: ambiente de trabalho agradável, durabilidade e custos moderados.
2.1 A ESCOLHA DO MATERIAL
A escolha da madeira como material estrutural principal se deu pela compreensão e esforço de Shigeru em trabalhar com um material que atendesse as condições impostas pelo grupo Tamedia, bem como
...