O Sistemas Estruturais em Bambu
Por: Natielle Cardoso • 5/12/2017 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 298 Visualizações
TRABALHO ESTRUTURAS DE MADEIRA
INSTITUTO POLITÉCNICO - Centro Universitário UNA
SISTEMAS ESTRUTURAIS EM BAMBU
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Alexsander Braga, Caroline Dias, Jéssica Regina, Luiz Marcos, Natielle Cardoso, Wallace
Professor ª: Luana Maris
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo que visa analisar os sistemas estruturais em bambu, quanto a sua forma de produção, aplicabilidade, vantagens e desvantagens.
- INTRODUÇÃO
Atualmente vem sendo adotados na construção civil novos métodos e elementos construtivos. O concreto, aço e madeiras são os materiais mais utilizados em larga escala. Porém vem sendo pesquisados e explorados novos elementos que possam ser além de estruturais, sendo menos nocivos ao meio ambiente (NOGUEIRA,2009).
Ainda segundo Nogueira (2009), o Bambu é um dos materiais que vem ganhando espaço no setor da construção civil, considerado eco sustentável devido sua facilidade de cultivo, manejo e produção, possibilita consideravelmente a diminuição com gastos de energia.
Neste trabalho serão abordados tópicos para análise do sistema construtivo em Bambu.
- FORMA DE PRODUÇÃO
A seguir são representadas as principais formas de produção do Bambu, segundo (OLIVEIRA, 2013).
- Colheita
Para fins de construção, deve se usar os bambus maduros, com cerca de três a quatro anos, quando atingiram sua resistência ideal. O colmo cortado na colheita estará úmido por dentro e deve ser secado de forma eficaz para aumentar o ganho mecânico e físico, evitando a perda de massa por insetos.
- Cura
A cura é feita para tornar o material menos propenso ao ataque de insetos, sendo dois tipos de cura conforme descriminado abaixo:
- Cura por Imersão
A cura por imersão possui uma duração de 4 semanas, ela consiste em submergir os talos na água, retirando a seiva do interior das paredes do bambu.
- Cura na Mata
A cura na mata possui uma duração de 4 a 8 semanas, consiste em colocar os talos cortados verticalmente sem remover as ramas e as folhas, ficando devidamente isolados do solo, sobre pedras ou suportes.
- Secagem
A secagem correta permite reduzir a massa do colmo, proporcionando melhorias nas propriedades mecânicas.
- Secagem ao ar livre
Para atingir maior resistência e evitar fissuras, o período de secagem do bambu realizado ao ar livre deve ser de 6 a 12 semanas.
- Tratamento
Para o tratamento é utilizado produtos químicos para proteger o bambu de ataque de insetos, fungos e rachaduras.
- APLICABILIDADE
- Pilares de Bambu
O bambu é utilizado como pilar nas edificações, e por ser considerado um material bastante resistente, é capaz de suportar a construção de vários pavimentos. Uma das recomendações para construções dos sistemas em bambu, é não deixa-lo em contato direto com o solo, o mesmo deve ser apoiado sobre blocos de concreto ou outro tipo de material resistente, para evitar o contato do bambu com a umidade do terreno, conforme ilustrado na figura 1 a seguir (MENDONÇA,2017).
Figura 1 – Pilares em Bambu apoiados sobre bloco de concreto [pic 1]
Fonte: (MENDONÇA, 2017)
- Vigas e Treliças
A construção de vigas e treliças com utilização de bambus conforme figura 02 abaixo, são executadas minuciosamente por profissionais que conhecem este tipo de técnica construtiva. Por ser um material com alta resistência mecânica e espacial, os Bambus são bastante eficientes em regiões afetadas por abalos sísmicos frequentes (MENDONÇA,2017).
Figura 02 – Construção de Treliça em Bambu
[pic 2]
Fonte: (MENDONÇA, 2017)
- Painéis de Vedação Vertical
O bambu também pode ser utilizado na construção de painéis, conforme ilustrado na figura 03 a seguir, são constituídos por varas verticais ou ripas inseridas em molduras. Os painéis de vedação feitos em Bambu podem ser preenchidos com barro ou podem ser argamassados, estes painéis são de grande flexibilidade, de fácil execução e passíveis de futuras ampliações (MENDONÇA,2017).
Figura 03 – Painel lateral em Bambu
[pic 3]
Fonte: http://www.dicadaarquiteta.com.br
- Estrutura de Telhados em Bambu
O Bambu pode ser aplicado em estruturas de telhados em formatos de triângulos, arcos, dentre outros. É possível valorizar a estrutura levando em consideração a estética aliada ao método construtivo. O engradamento de telhado todo feito com bambus maduros e tratados tem bom comportamento devido sua flexibilidade, este tipo de estrutura pode ser representado através da figura 4 a seguir (MENDONÇA,2017).
...