O TRABALHO SILVICULTURA
Por: Marlon Lucas • 29/9/2022 • Trabalho acadêmico • 29.970 Palavras (120 Páginas) • 88 Visualizações
INTRODUÇÃO
No decorrer de nossa história o ser humano utilizou os produtos de base florestal das mais variadas formas, de maneira a atender suas necessidades básicas de sobrevivência e também de conforto. As florestas fornecem produtos de importância fundamental à manutenção do bem-estar humano, englobando uma variada gama de utilidades indispensáveis. Com o passar do tempo o homem passou a utilizar-se de espécies especificas de acordo com a qualidade de sua madeira, no intuito de agregar maior valor ao seu produto final e a obtenção de maiores benefícios com o menor gasto de trabalho possível. A realização dos anseios e a satisfação com tais produtos impulsionaram a exploração e fragmentação das florestas nativas, que antes abundantes passaram a ser em todo o mundo cada vez mais escassas e ameaçadas de desaparecerem.
Na Região Sul do Brasil uma das espécies que até hoje é muito utilizada é a Araucaria angustifólia (pinheiro brasileiro), na qual a sua exploração acarretou significativa redução de exemplares da espécie, a ponto de estar hoje na lista das espécies ameaçadas de extinção. Atualmente tornou-se a utilização desta espécie em plantios florestais uma das alternativas para reduzir a supressão sobre fontes naturais e simultaneamente atender as necessidades da sociedade.
O gênero Araucária L. Jussieu compreende dezenove espécies de ocorrências restritas ao hemisfério sul, entre as quais destaca-se a Araucaria Angustifolia, árvore nativa brasileira, vulgarmente conhecida como “araucária”, “pinheiro brasileiro”, “pinho” e por outros nomes populares, a qual está inserida no domínio da Mata Atlântica, classificada como Floresta Ombrófila Mista, também conhecida como floresta de pinheiros, pinhais, mata de araucária, entre outras denominações. A madeira desta espécie é amplamente utilizada na construção civil e nas indústrias de papel e celulose e muito utilizada para a confecção de palitos de fósforo, a reseina destilada fornece alcatrão, óleos, terebintina, breu, vernizes, acetona e ácido pirolenhoso para várias aplicações industriais e outros produtos químicos (EMBRAPA, 2002). A casca da araucária, devido a sua espessura (até 10cm, nas árvores adultas) e elevada concentração de resina, também possui considerável poder calorífico, sendo indicado para energia.
No Brasil, o plantio de Araucária destinado ao processamento mecânico, destaca- se como um promissor ramo da área florestal. Ainda que sob domínio de poucas empresas do setor de papel e celulose, vem crescendo os plantios comerciais desta espécie, tendo
em vista que a tora de araucária apresenta rendimento superior ao da madeira de pinus, devido à sua forma quase cilíndrica. Segundo Guerra et al. (2002), o rendimento (m³ de tábua/m³ de tora) de madeira serrada é de 1/1,6, enquanto o de pinus é de 1/2,3. Além de apresentar superfície lisa ao tato, textura fina e uniforme, sendo uma madeira de fácil trabalhabilidade.
Contudo as decisões a serrem tomadas a cerca dos aspectos produtivos, apresentam uma mistura de simplicidade e complexidade, que no futuro irão reger o sucesso ou falência do empreendimento.
Antes de realizar a implantação do povoamento uma das decisões a serem tomadas é o planejamento das atividades que serão realizadas de modo a contemplar o objetivo da produção (finalidade da madeira).
Até pouco tem atrás quando falava-se em plantios florestais o que nos vinha a mente era um sistema trabalhoso com alta periculosidade, no entanto hoje em dia com a introdução de novos sistemas está atividade tornou-se sinônimo de ergonomia e segurança.
Com o crescimento da economia brasileira a partir da década de 90, o setor florestal brasileiro sofreu várias mudanças como a implementação de modernas máquinas e equipamentos, para a adaptação ao mundo globalizado e à abertura do mercado nacional. Muitas empresas hoje dominam parte deste processo. Méritos devem ser atribuídos a todos que, de forma muito rápida, conseguiram introduzir esta tecnologia nas empresas.
Foram muitos os ganhos obtidos, pios estas máquinas permitem alta produtividade e um melhor desempenho. Agora têm-se a segunda geração de máquinas, estas em operação percebe-se que é necessário extrair melhores resultados das operações. Neste sentido, todas as atividades envolvidas estão sempre sendo analisadas.
Entretanto, este processo de mecanização requer investimentos iniciais muito altos e dependem da forma de condução do sistema, pode haver grande desvalorização do produto final.
OBJETIVO GERAL
Dimensionar um plantio de Araucaria angustifólia para serraria, com ciclo de 40 anos, espaçamento 2 x 1,5 e área de efetivo plantio de 1800 ha, com prazo estipulado para a implantação, desbastes e colheita de 4, 8 e 12 meses respectivamente.
Objetivos Específicos
- Adequar ambientalmente à propriedade em estudo conforme a legislação.
- Caracterizar o local e a espécie do presente estudo.
- Descrever as atividades necessárias para as atividades de implantação, condução, colheita e transporte florestal.
- Dimensionar as infra-estruturas necessárias.
- Dimensionar o tempo de realização para cada atividade.
- Dimensionar o tempo operacional requerido para cada atividade.
- Dimensionar as máquinas, implementos e mão-de-obra necessária para cada atividade do projeto.
- Dimensionar os custos fixos, variáveis e total para cada maquina e implemento.
- Dimensionar o custo de mão-de-obra.
- Dimensionar o custo operacional de cada atividade.
- Dimensionar o custo e a receita total do projeto.
- Produzir mapas contendo informações da área
- Elaborar sobre os mapas, a alocação das estradas, os espaços necessários a restauração de APP (caso existam) e a divisão da área de efetivo plantio florestal.
- Avaliar o projeto através do VPL (Valor Presente Liquido) e da TIR (Taxa Interna de Retorno).
- Analisar a viabilidade econômica do projeto.
DESCRIÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
- Localização
A Fazenda dos Pinhais está localizada no município de Quedas do Iguaçu – PR as margens da PR 473 e da BR 277 (Figura 1), sob as coordenadas geográficas 25°27’20”S e 52°55’O e altitude de 630 metros.
...