O Trabalho Robótica
Por: alladia • 6/2/2019 • Seminário • 7.089 Palavras (29 Páginas) • 172 Visualizações
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
xxx
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PREDIAL
SÃO PAULO
2017
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PREDIAL
Trabalho apresentado aos alunos de Engenharia de Controle e Automação, décimo semestre, como exigência parcial para a obtenção de nota na matéria Inteligência Artificial em Automação sob a orientação do Professor.
SÃO PAULO
2017
RESUMO
Este projeto visa apresentar o funcionamento e uso da Inteligência Artificial para promover em prédios e condomínios o aperfeiçoamento de tarefas através da tecnologia. O presente trabalho destinou-se ao estudo das possibilidades de se fazer a automação de edificações, visando trazer conforto, economia e praticidade aos seus usuários. Enfatizando as tecnologias disponíveis no mercado, o trabalho mostra a aplicação e adequação à realidade das edificações nacionais já existentes e também novos edifícios que já pensem na utilização da tecnologia logo nas fases iniciais do projeto.
Palavras Chaves: Inteligência Artificial; Sistemas Prediais;
ABSTRACT
This project aims to present the operation and use of Artificial Intelligence to promote in buildings and condominiums the improvement of tasks through technology. The present work was devoted to the study of the possibilities of making a development automation, aiming to trainer comfort, economy and practicality to its users. Emphasizing technologies available in market, the work shows an application and the adequacy to the reality of already existing buildings and also new buildings that think about the use of the technology in the initial phases of the project.
Keywords: Artificial Intelligence; Building Systems;
Sumário
Introdução 7
2. Objetivos 9
3. Inteligência Artificial 9
4. Definições 10
4.1 Edifício “Inteligente” 10
4.2 Edificio Automatizado 10
4.3 Edifício Automatizável 12
5. Componentes de um Edifício “Inteligente” 12
5.1 Serviços de comunicação edifício 12
5.1.1 Gerenciamento e comunicações do edifício 12
5.2 Serviços de comunicação de dados 13
5.3 Serviços de Sistemas de Vídeo 13
5.4 Serviços de Sistemas de Telecomunicações 14
6. Vantagens dos Edifícios Inteligentes 14
7. Evolução 16
7.1 Linha do tempo 19
8. Exemplos de Edifícios Inteligentes 21
8.1 Taipei 101 (Taipei, Taiwan) 21
8.2 Eldorado Business Tower (São Paulo, Brasil) 22
8.3 Aeroporto Internacional O’Hare (Chicago, Estados Unidos) 23
8.4 Sello Shopping Center (Espoo, Finlândia) 23
9. A realidade dos Edifícios Inteligentes 26
10. Domótica 24
11. Desenvolvimentos Atuais 27
12. Conclusão 29
13. Referências Bibliográficas 29
Introdução
A evolução da computação e dos sistemas digitais tem viabilizado aplicações que a princípio causam impactos, mas logo estão presentes no cotidiano das pessoas e passam a ser condicionantes de conforto e de praticidade. Assim, novos produtos e serviços estão sendo exigidos nos escritórios e residências.
Neves (2002) observa mudanças na arquitetura, tanto na organização e utilização do espaço, quanto no projeto das instalações e nos ambientes das edificações. Tais mudanças estão sendo pensadas e/ou projetadas na forma dos edifícios de alta tecnologia ou Edifícios “Inteligentes”. Castro Neto (1994) sugere a definição, seguindo o IBI (Intelligent Buildings Institute dos EUA), de que os EI/EAT são aqueles edifícios que oferecem um ambiente produtivo e econômico através da otimização de quatro elementos básicos: Estrutura (componentes estruturais do edifício, elementos de arquitetura, acabamentos de interiores e móveis), Sistemas (controle de ambiente, calefação, ventilação, ar-condicionado, luz, segurança e energia elétrica), Serviços (comunicação de voz, dados, imagens, limpeza) e Gerenciamento (ferramentas para controlar o edifício), bem como das inter-relações entre eles.
Os motivos que impulsionaram a expansão da automação nas edificações foram principalmente a procura de fórmulas para economia de energia, juntamente com a administração eficaz do seu consumo, além da grande redução nos custos dos equipamentos de informática. A partir desta realidade, e graças às novas tecnologias da informação e das comunicações – Telemática, surge uma nova forma de construir, adotada nos modernos edifícios, nos quais se observa uma nova arquitetura. A preocupação atual dos projetistas é no sentido de que se faça a previsão de espaços na concepção do projeto para a utilização de equipamentos inteligentes.
A 2 identificação e caracterização de tais equipamentos, revelando sua importância no contexto de uma residência ou edifício, nos permite conhecer o processo de estruturação dos novos espaços, gerados no âmbito dos chamados edifícios de alta tecnologia. O conceito de Automação pode ser confundido com pequenas atividades automáticas presentes no nosso cotidiano, como, por exemplo, não precisar levantar do sofá para abrir a persiana, entrar no banheiro com a luz acesa automaticamente, controlar todos os aparelhos de um ambiente com um único controle remoto. Porém, o conceito de automação se apresenta com mais amplitude.
...