O Trabalho sobre embalagens
Por: gust_leite7 • 4/10/2018 • Trabalho acadêmico • 6.396 Palavras (26 Páginas) • 458 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
TRABALHO SOBRE EMBALAGENS
SANTANA DE PARNAÍBA
2018
TRABALHO SOBRE EMBALAGENS
Trabalho Apresentado a Disciplina Distribuição e Armazenagem do 9º semestre para o Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Paulista.
SANTANA DE PARNAÍBA
2018
“Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.”
(Bertrand Russell)
RESUMO
Este trabalho buscou demonstrar como as embalagens se comportam dentro de uma fábrica ou empresa. Por meio de pesquisas bibliográficas, o nosso principal interesse foi de trazer as informações mais importantes e atualizadas sobre o assunto, além disso, o foco foi de buscar exemplos que possam ilustrar ao leitor, como as embalagens devem se apresentar de acordo com as investigações realizadas. O estudo pretende apresentar as diversas formas de embalagem, os critérios de classificação, características fundamentais, objetivos, padronização, normalização, além de outras questões. Esta atividade também pode ajudar a fornecer informações indispensáveis para fabricantes que procuram resultados em relação à armazenagem, manuseio, movimentação e transportes. De acordo com planejamento podemos obter embalagens aperfeiçoadas, que podem gerar grande economia para a logística da empresa, para o meio-ambiente e até para o consumidor final.
PALAVRAS-CHAVE: Armazenagem. Embalagem. Logística. Transporte.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 8
2. HISTÓRICO 9
3. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO 10
4. OBJETIVOS 14
5. CARACTERÍSTICAS 18
6. PADRONIZAÇÃO 19
7. NORMALIZAÇÃO 20
8. TIPOS DE EMBALAGENS 25
9. MATERIAIS 29
10. INTER-RELAÇÃO DA EMBALAGEM NA EMPRESA 33
11. PLANEJAMENTO DA EMBALAGEM 37
12. TESTES 40
13. CONCLUSÕES 42
14. PERGUNTAS ELABORADAS 43
15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 44
INTRODUÇÃO
Estamos na era da embalagem, todos os produtos que consumimos atualmente passam por esse processo, isso porque a embalagem afeta diretamente a economia, reduzindo perdas de produtos primários, preservando a integridade de produtos acabados e viabilizando o transporte, reduzindo assim eventuais prejuízos. Por esse motivo temos a utilização da embalagem não só na fase de transporte, mas também no acondicionamento do produto acabado e durante as fases do processo de industrialização.
Ao longo dos anos a embalagem deixou de ser vista como um simples objeto para acondicionamento e transporte. Passou a ser tão importante quanto o próprio produto, dando origem a um sistema que vai desde o projeto inicial do produto até o cliente final. Existem embalagens de diversas formas, modelos e materiais, projetadas para diferentes tipos de produtos e com objetivos distintos, que ultrapassam a funções de envolver e proteger o produto.
O projeto de embalagem deve ser desenvolvido paralelamente ao do produto e, é muito importante que esteja o mais próximo possível de determinados padrões pré-estabelecidos e atenda algumas normas regionais e globais para que haja maior eficiência e menor custo de movimentação.
O desenvolvimento de embalagem acontece com a interrelação de diversos setores com diferentes funções e interesses como marketing, engenharia, etc. O planejamento é importante para evitar falhas, avaliar e reduzir custos através da adequação da embalagem considerando suas dimensões, o manuseio, a possibilidade de reaproveitamento, os diferentes tipos de materiais, entre outros fatores.
HISTÓRICO
Não se sabe precisamente quando a humanidade começou a utilizar a embalagem, o que se sabe é que o homem primitivo embalava seus alimentos em materiais naturais como couro, tripas, frutos, folhas, crânios de animais, chifres ocos e conchas facilitando assim o consumo de água e prolongando o intervalo das caçadas. Mais tarde foram utilizados vegetais para a montagem de cestos e em seguida foram feitos os primeiros vasos de argila para armazenagem de alimentos e água.
Com a evolução da descoberta de novos materiais houve um aumento da necessidade de embalar e por volta de 3000 a.C. os egípcios já faziam garrafas e jarros de vidro. Por preservar as características e propriedades químicas dos produtos o vidro é até hoje muito utilizado principalmente pela indústria cosmética. Nessa época eram utilizados recipientes de argila ou fibras naturais para o transporte de produtos a granel, posteriormente os recipientes de argila seriam substituídos por sacos de couro.
Em pouco tempo a embalagem passou a ter uma importância maior e não era vista apenas como um meio de auxílio ao transporte, foram feitos então recipientes fechados como barris e garrafas com tampa para evitar a perda e contaminação dos produtos. Ao longo dos anos a embalagem foi sendo melhorada e com a evolução do comércio passou a ser mais percebida porque já não havia vendedor para indicar ao consumidor o produto a ser adquirido, ele agora era exposto na prateleira do mercado e tinha que se vender por conta própria, por esse motivo a embalagem passou também a ter as informações do produto com a finalidade de promover a venda, e permanece assim até os dias atuais.
...