O USO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA COMO ALTERNATIVA RENOVÁVEL EM RELAÇÃO A HIDRELÉTRICA
Por: Shirley Alves Silva • 23/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1] | 8º Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias 24 a 29 de outubro de 2022 Anápolis, GO - UniEVANGÉLICA |
O USO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA COMO ALTERNATIVA RENOVÁVEL EM RELAÇÃO A HIDRELÉTRICA
Eduarda Rodrigues da Silva
Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG. duarda1312@gmail.com
Nathan Vinícius Barbosa Silva
Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG. Barbosanathan05@gmail.com
Shirley Alves Silva
Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG. shirley.gsia@gmail.com
Anne Caroline de Paula Nascimento Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG. annecaroline_010292@hotmail.com
Resumo
Em virtude ao aumento populacional das cidades ocorreu também um enorme acréscimo no consumo de eletricidade. Nesse viés com o intuito reduzir os impactos ambientais causados por fontes de energia, como as hidrelétricas, fez com que a demanda por instalação de painéis fotovoltaicos aumentasse em todo país. Nesse sentido, esse estudo aborda duas fontes de energias e suas particularidades, o qual será apresentado detalhes que serão fundamentais para definir a melhor alternativa entre a energia fotovoltaica e das hidrelétricas. Compreende-se a energia fotovoltaica é proveniente da luz do sol, transformando a radiação solar em eletricidade. Já a energia hidráulica é derivada da força da água, que transforma energia cinética em energia elétrica. Sob essa perspectiva, esse estudo aborda duas fontes de energia e suas particularidades, com a finalidade de apresentar os detalhes que enaltecem a produção energética pelas fontes hidrelétricas e fotovoltaicas. Já a energia hidráulica é derivada da força da água, que transforma energia cinética em energia elétrica. Portanto espera-se que o estudo demostre os aspectos que fazem da fonte de energia fotovoltaica uma alternativa melhor, pois através de pesquisas e dados é possível notar que mesmo compreendendo atualmente uma porcentagem menor de uso em relação a energia hidráulica, a energia fotovoltaica é uma energia com enorme potencial de crescimento, pois possui inúmeras vantagens, sendo uma das principais a viabilidade ambiental, visto que as barragens agridem muito o meio ambiente.
Palavras-Chave: Parâmetros; Enaltecem; Crescimento; Eletricidade.
Introdução
A oferta de energia é condição fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação. O mundo tem passado por um acelerado crescimento populacional, e o aprimoramento da qualidade de vida e do bem-estar humano, acarretando um forte crescimento na demanda de energia, principalmente nos países em desenvolvimento, o que traz consigo uma crescente preocupação com os impactos socioambientais decorrentes da produção de energia. Em relatório, a Agência Internacional de Energia, afirma que a demanda mundial de energia crescerá mais de um terço de 2010 até 2035, passando de 56.577 megawatts para 75.436 megawatts [1].
Ainda que o Brasil tenha uma das matrizes mais renováveis do mundo, com aproximadamente 75% de fontes renováveis na oferta de energia elétrica, alcançar as metas ligadas a produção vem sendo um grande desafio, visto que o consumo está cada vez mais alto [2]. O Brasil apresenta grandes bacias hidrográficas as quais se propiciam a construção de grandes usinas [1]. Em contrapartida há um ponto negativo, pois com a construção das barragens para produzir essa energia, há um represamento da água, o que alaga a região e limita a vida da fauna e flora daquela área, e ainda pode gerar a extinção de cidades ribeirinhas. Além disso essa fonte de energia também vem sofrendo cada vez mais com os períodos de seca, diminuindo a produção e aumentando o preço da energia elétrica. De acordo com a Empresa de Pesquisas Energética EPE (2016), será indispensável aumentar a quantidade de fontes de energias renováveis (além da energia hídrica) para ao menos 23% até o ano de 2030, principalmente pelo aumento da participação das fontes solar, eólica e biomassa [3].
...