O algoritmo Quicksort
Artigo: O algoritmo Quicksort. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujubsfiligoi • 31/3/2014 • Artigo • 245 Palavras (1 Páginas) • 392 Visualizações
O algoritmo Quicksort, nos testes executados apresenta o maior número de comparações e o menor número de trocas. É um algoritmo eficiente apesar do seu pior caso ser O(n2). O Mergesort possui um pior caso O(n log n), no entanto utiliza memória auxiliar e possui um alto consumo de memória. Já o Inserção Binária apresenta um pior caso O(n2), e mesmo apresentando um melhor caso O(n log n) ainda sim é um algoritmo de inserção. Dessa forma é possível inferir que o algoritmo Quicksort é possivelmente o mais indicado para diversas situações.
O Comportamento do Quicksort é demonstrado nas seguintes imagens.
(a) Melhor caso, quando os dados de entrada são aleatórios ou parcialmente ordenados e o pivô é o registro do meio.
(b) Caso Médio.
(c) Pior Caso, ocorre quando o vetor esta ordenado (asc. ou desc.). Dessa forma o algoritmo irá particionar o arranjo com n elementos em 2 arranjos sendo 1 com n-1 elementos e outro com apenas 1 elemento, diminuindo o problema em apenas 1 elemento.
O Quick Sort no melhor caso sempre escolhe o elemento mediano da sua lista de entrada como pivô. O pior caso do Quicksort justamente na pior escolha do pivô: um elemento extremo da lista (no inicio ou no final). Testes com entradas aleatórias e pivôs escolhidos aleatoriamente mostram que a complexidade do Quicksort, mesmo nestes casos, se aproxima muito do tempo de O(n log n).
* melhor caso: O(n log n)
* pior caso: O(n2)
* caso médio: O(n log n)
* Não é estável
...