O balanço
Resenha: O balanço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natany • 7/6/2013 • Resenha • 538 Palavras (3 Páginas) • 283 Visualizações
O balanço patrimonial é fundamental para a saúde financeira e contábil de uma empresa. Dentro do plano de contas de uma empresa, o balanço patrimonial é uma das peças importantes para avaliar o patrimônio da empresa e, com base nessas informações, tomar as decisões estratégicas mais acertadas. Mas o que é um plano de contas? E qual o conceito de balanço patrimonial? E a avaliação patrimonial, qual sua importância?
O plano de contas de uma empresa nada mais é do que o elenco de contas de uma empresa. Esse plano de contas serve para orientar quais os registros contábeis que devem ser feitos e de que maneira devem ser efetuados esses registros. Um plano de contas eficaz deve ser elaborado levando-se em conta o tipo de informação que a empresa necessita para tomar suas decisões. O plano também deve levar em consideração tanto os princípios de contabilidade quanto as regulamentações e normas da legislação para demonstrações contábeis, incluindo o balanço patrimonial.
Dentro do plano de contas, o balanço patrimonial é a demonstração contábil essencial. Na definição de balanço patrimonial estabelece-se que o balanço é a demonstração do valor contábil de uma empresa numa data específica. Pelo conceito de balanço patrimonial, essa demonstração deverá listar os ativos, os passivos e o patrimônio líquido dos acionistas.
Ativos constituem-se de todo bem possuído pela empresa, e podem ser tangíveis ou intangíveis. Entre os tangíveis incluem-se dinheiro e maquinário, por exemplo. Entre os intangíveis podem constar, por exemplo, aluguéis pagos em adiantado. Os passivos de uma empresa incluem títulos a pagar e dívidas, por exemplo. A diferença entre ativos totais e passivos totais constitui-se no patrimônio liquido.
O balance patrimonial é também imprescindível para a avaliação patrimonial de uma empresa. Na avaliação patrimonial o exame de ativos e passivos permite determinar, em última instancia, quanto vale a empresa. A avaliação patrimonial contábil, no entanto, não fornece todas as informações necessárias para uma completa avaliação patrimonial. Essa ultrapassa o balanço patrimonial, pois deve avaliar também o potencial futuro e as perspectives de crescimento e lucro de uma empresa. Para uma avaliação patrimonial completa existem modelos de avaliação que podem ser utilizados dependendo do tipo e quantidade de informações disponíveis.
É evidente que tanto para o balanço patrimonial quanto para a avaliação patrimonial, uma correta gestão patrimonial é necessária. A gestão patrimonial começa com um inventário físico completo e exaustivo, com o devido registro de bens e comparação entre registros anteriores e o que estiver sendo feito. A gestão patrimonial também envolve uma revisão das normas, procedimentos e demonstrações contábeis relativas ao patrimônio. Esse tipo de gestão patrimonial profunda e extensa permite uma visão acurada e atualizada do patrimônio da empresa. Extremamente trabalhosa e consumindo um bom tempo, esses procedimentos de gestão patrimonial, no entanto não devem ser adiados sob pena de comprometer as informações disponíveis sobre o patrimônio da empresa. E, nesse caso, comprometer em última instancia a capacidade de planejamento estratégico e de tomada de decisões na empresa. Estudos apontam inclusive que o controle eficaz do patrimônio de uma empresa evita perdas
...