O conceito de consórcio modular
Resenha: O conceito de consórcio modular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucas100417 • 11/8/2014 • Resenha • 295 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
"Procuram-se investidores para trabalhar em parceria num consórcio. Além de capacidade técnica comprovada deverão atuar individualmente em suas áreas de especialidade, garantindo o cumprimento integral de prazos e especificações. Cada parceiro será responsável por todos os custos direta ou indiretamente envolvidos em sua área de atuação, sendo os resultados obtidos, rateados proporcionalmente a participação de cada um."
Este projeto poderia ser denominado de mutirão, associação, parceria ou consórcio modular, se quisermos um nome palpável, com forte apelo de marketing.
O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na recém inaugurada fábrica de caminhões da Volkswagen em Resende. Ele reúne numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a Volkswagen a aglutinadora e líder do consórcio.
Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.
Colocando de lado a concepção bem estruturada, surge a seguinte questão: Como operar de forma eficaz o consórcio, eliminando as interfaces inerentes deste modelo?
Não querendo entrar nos aspectos legais, sindicais e políticos, nos permitimos fazer uma reflexão sobre a operacionalização da logística de materiais que deveria respaldar este processo.
Nenhum dos sete consorciados possuí estrutura verticalizada que lhes permita assumir integralmente todos os produtos que fazem parte integrante do seu módulo. Só para exemplificar um consorciado que tenha a responsabilidade do fornecimento e montagem de instrumentos elétricos, terá necessariamente que instalar, por sinergia, faróis, lanternas, luzes de iluminação e sinalização. Como tal dependerá do fornecimento de componentes de outros fabricantes de autopeças.
...