O objetivo deste experimento é determinar o volume de uma esfera e de um cilindro
Por: Brena Citriniti • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 611 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
- OBJETIVO
O objetivo deste experimento é determinar o volume de uma esfera e de um cilindro. Utilizando o paquímetro que vai nos auxiliar a obter as medidas necessárias para cálculo.
- INTRODUÇÃO
No dia 28/08/15 as 09H51min iniciamos no laboratório de física na Universidade de Mogi Das Cruzes, um experimento com o instrumento de medida chamado paquímetro.
O paquímetro é utilizado para medir a distancia entre dois lados simetricamente opostos de um objeto ou até mesmo sua profundidade. Ele é ajustado entre dois pontos e sua medição lida em sua régua na escala fixa. O nónio, conhecido também como vernier, fica localizado no cursor móvel do paquímetro e é a escala de medição que permite a precisão decimal de leitura através de seu alinhamento com a régua. O paquímetro apresenta uma precisão dada por p=1-C/n, onde C representa o comprimento do nônio e n o numero de divisões do mesmos. - MATERIAL UTILIZADO
-Paquímetro
-Calculadora
-Cilindro
-Esfera
-Escala(mm)
- PROCEDIMENTO EXPERIAMETAL
Paquímetro é um instrumento de medição utilizado para medir pequenas quantidades de peças e suas dimensões internas, externas, de profundidade e de ressaltos, estas últimas feitas com paquímetro quadrimensional.
[pic 1]
1-Encosto Fixo e Móvel;
2-Orelha Fixa e Móvel;
3-Haste de Profundidade;
4-Escala Fixa de Milímetros;
5-Escala Fixa de Polegadas;
7-Nônio ou Vernier (polegada);
8-Impulsor.
Para determinar o volume da esfera é necessário conhecer o tamanho de seu raio, este corresponde à distância do centro da esfera a qualquer ponto de sua extremidade. Esse corpo circular possui inúmeras aplicações cotidianas. A fórmula matemática utilizada para determinar o volume da esfera é a seguinte:
[pic 2]
[pic 3]
O cilindro, como todo sólido geométrico, possui um volume que determina a sua capacidade. Todo cilindro possui uma base no formato de circunferência de raio r e uma altura h. Seu volume é dado através da multiplicação entre a área da base no formato circular e a medida da altura h. Observe:
V = Ab * h → V = π * r² * h
[pic 4]
- RESULTADO E DISCUSSÕES
ESFERA
Utilizamos o paquímetro para tirar medida:
Raio: R 16,80 / 2 = 8,40
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
CILINDRO
Utilizamos o paquímetro para tirar a medida:
Raio: R 9,75 / 2 = 4,875
Altura: H 19,80
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
- CONCLUSÃO
Após esta prática percebemos que a utilização do paquímetro é muito válida para medidas de altas precisões. Aprendemos a correta utilização do instrumento para os objetos como o cilindro e esfera.
Aprendemos também as técnicas para a definição de precisões e de leituras de paquímetros.
Percebemos que, para a correta precisão das medidas, os movimentos de técnicas de utilização e de leitura dos paquímetros é de suma importância nos procedimentos acadêmicos, em oficinas e laboratórios.
Também analisamos que é completamente plausível que alguns erros possam ter sidos acarretados pela falta de experiência na manipulação do instrumento ou pelas imperfeições geométricas das peças utilizadas. - REFERENCIAS
Apostila física
Site: www.ebah.com.br/relatorio-paquimetro - ANEXOS
...