O que é teste de software?
Por: andersonbulcao • 7/2/2023 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 74 Visualizações
TESTE DE SOFTWARE- ATIVIDADE 2
1. O que é teste de software?
Teste de software é um processo que consiste apenas na fase de execução, que na verdade é apenas uma parte do teste, mas não contempla todas as atividades.
O teste de software é uma maneira de avaliar a qualidade da aplicação e reduzir os riscos de falhas na operação, testar não vai consistir apenas em executar testes, executar testes é apenas umas das atividades de todo o processo de teste de software. O teste de software consiste em verificar se todos os requisitos do sistema foram atendidos, e se todas as especificações foram atendidas, na fase de teste também é verificada a validação, ou seja, vai verificar se o sistema atenderá as necessidades do usuário.
2. Explique Teste Antecipado
O Teste Antecipado serve para auxiliar na garantia da qualidade, onde objetivo é validar e avaliar comportamentos e funcionalidades do Software, a fim de encontrar falhas indesejadas antes mesmo do produto ser colocado em produção. Vimos também a importância do Tester estar presente em todas as etapas do projeto, para que assim ele possa apoiar nas atividades e decisões que implicam a garantia do processo, para que essas validações ocorram durante todas as etapas, a fim de identificar comportamentos indesejados por parte do projeto e funcionalidades inadequadas às regras estabelecidas.
3. Explique Paradoxo de Pesticida
Ocorre quando um mesmo conjunto de testes que são repetidos várias vezes não encontram novos defeitos após um determinado momento. Para superar este “paradoxo do pesticida”, os casos de testes necessitam ser frequentemente revisados e atualizados. Um conjunto de testes novo e diferente precisa ser escrito para exercitar diferentes partes do software ou sistema com objetivo de aumentar a possibilidade de encontrar mais erros.
4. A ilusão da ausência de defeitos
É quando um sistema está correto funcionalmente, porém não atende a real necessidade dos usuários.
5. Pra quê analisar a Causa Raiz?
É o processo de descobrir a causa raiz de problemas para identificar as soluções adequadas. Partindo do princípio de que é muito mais útil prevenir sistematicamente e resolver os problemas subjacentes do que simplesmente tratar sintomas pontuais e apagar incêndios. A sua análise pode ser feita com um conjunto de princípios, técnicas e metodologias que permitem identificar a causa raiz de um evento ou uma tendência. Indo além de uma verificação superficial de causa e efeito, a RCA pode mostrar onde processos ou sistemas falharam ou causaram um problema.
6. Quanto de testes é suficiente?
Os testes de softwares na maioria das vezes nunca vão ser aplicados 100% em um sistema, não é impossível, mas demandaria muito tempo para que isso seja feito. Então o quanto o teste vai ser suficiente vai demandar da necessidade que está relacionada às áreas de maior risco para um sistema, e esse é o primeiro item a ser considerado, o Risco. Os Testes devem focar no que realmente é mais importante para o negócio, evitando desperdício de esforço.
7. Por que testar?
Devemos testar o software para garantir que ele esteja funcionando perfeitamente, que cada uma das unidades de configurações consiga atuar sozinha e em conjunto, em busca da melhor experiência possível para os usuários. Nesse sentido, o teste de software é uma ferramenta fundamental tanto para que o software funcione quanto para que ele seja seguro.
8. Testes são executados de forma diferente conforme o contexto? Explique.
Nem todos os sistemas possuem o mesmo nível de risco e cada problema possui impacto diferente. Risco – Fator que pode resultar em consequências futuras negativas. Há uma forma e um grau de dificuldade de testar uma aplicação, sendo ela baixa, média e alta.
...