O que é Software Livre
Ensaio: O que é Software Livre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Xtreme • 27/4/2014 • Ensaio • 733 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
1. O que é Software Livre?
R: Software Livre é um software de código aberto, um programa de computador onde o código fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, cópia, estudo e redistribuição. O conceito de livre se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software comercial, vendido com intenção de lucro. Ao distribuir o software livre, o detentor dos diretos deve escolher uma licença de software livre que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas.
2. Quais informações encontramos no arquivo messages encontrado na pasta /var/log?
R: Ele lista tudo que é carregado quando o computador é ligado ou quando um aplicativo é iniciado. E-mail, cron, kern, auth são algumas das coisas registradas em var/ log/ messages.
3. O que é BIOS? Quais configurações podemos realizar nele?
R: BIOS (Basic Input/Output System): é um software gravado em um chip da placa-mãe, onde se encontram as informações básicas para que o sistema entre em funcionamento (boot). Ele roda uma série de rotinas, que testam rapidamente cada item do sistema, como memória, placa de vídeo, teclado, drives, etc. O software do Bios é feito sob medida para sua placa-mãe e chipset, para que possa realmente controlar o boot da máquina e possa rodar todos os testes. Geralmente, as opções do programa Setup estão divididas em: Standart CMOS Setup, BIOS Features Setup, Chipset Features Setup, PNP/PCI Configuration Setup, Supervisor Password, Load Defaults, IDE HDD Auto detection, Exit saving changes e Exit without saving changes, entre outras.
4. Qual a função do bootloader?
R: O bootloader faz a segunda parte da inicialização de um equipamento computacional e sua existência se deve ao fato de ser impossível para um hardware poder inicializar diretamente um sistema operacional completo, quando esse não está na ROM. Ele têm basicamente funções que o permitem acessar os discos do equipamento, procurar e executar o sistema operacional ou simplesmente exibir uma lista de sistemas para o usuário escolher.
5. Quais informações contém o arquivo inittab?
R: /etc/inittab, que é o responsável por definir o nível de execução (runlevel) que o Linux vai iniciar e a sequência de scripts que serão executados para inicializar os serviços. Uma entrada no arquivo inittab tem geralmente o seguinte formato: label:runlevel:action:process onde; Label: é uma palavra de um a quatro caracteres que identifica a entrada, Runlevel: indica os níveis de inicialização aos quais se aplicam a entrada.
Action: define as condições sob as quais o processo executa.
Process: é o nome do processo a ser executado pelo init.
6. Como podemos desligar o computador imediatamente? (com comando)
R: No Linux: shutdown –h now.
No Windows: shutdown –s –t 00.
7. Existe diferença entre swap e memória ram?
R: Memória RAM é uma memória volátil, ou seja, ela
...