Software Livre
Pesquisas Acadêmicas: Software Livre. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anunes • 7/9/2013 • 895 Palavras (4 Páginas) • 618 Visualizações
Recentemente uma empresa abandonou seu sistema servidor de e-mail de código aberto por uma solução proprietária. O sistema vinha funcionando desde 1999 mas começou a apresentar problemas com o crescimento de usuários. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pelo novo diretor de TI da empresa, que tem praticado uma clara política de adoção de todos os softwares de um determinado fabricante.
a) Além do crescimento de usuários, que outros motivos poderiam ter prejudicado a instalação e ajudado a influenciar o novo diretor a trocar de sistema? (1,0 – ponto)
Maior facilidade de suporte e dificuldade no gerenciamento e upgrade da solução de código aberto. Não necessáriamente no cenário necessáriamente o sistema de código aberto seja a fonte do problema.
b) Que prejuízos potenciais para a empresa você vê nesta mudança? (1,0 – ponto)
O produto não é personalizado para os usuários da forma que o de código aberto pode ser feito. Custos com licenças e limitação também de usuários. O problema não necessáriamente está relacionado ao software que funcionava adequadamente anteriormente, pode estar relacionado ao crescimento sem o aumento dos recursos em relação ao servidor de e-mails. O problema pode acontecer novamente. Se não for adequadamente verificado e provisionado de acordo com o crescimento da empresa.
2. Richard Stallman é uma importante figura para o software livre. Graduado no MIT, criou em 1984 um projeto com o objetivo de desenvolver um sistema operacional livre. Esse projeto, baseado no sistema operacional Unix, foi denominado GNU. O acrônimo GNU significa Gnu is Not Unix. (RASCH, 2000) Junto com alguns amigos, Stallman fundou a associação FSF - Free Software
Foundation, principal patrocinadora do projeto GNU. A fim de garantir as liberdades inerentes a um software livre, Stallman criou a licença GNU GPL – GNU General Public License. Essa licença define algumas regras para o uso do software livre.
Essa definição de software livre estabelece 4 liberdades fundamentais que são defendidas pela Licença GNU GLP. Desenvolva um contexto, de 8 a 10 linhas com exemplos práticos da usabilidade dessas liberdades pelos seus desenvolvedores ou pela sociedade. (3,0 pontos)
Liberdade para executar o programa para qualquer finalidade:
Não é uma versão home ou enterprise, você pode utilizar tanto em uma empresa quanto na sua casa para questões de estudo e instalar onde quiser.
Liberdade de estudar como o programa funciona e adapta-lo as suas necessidades
Ter acesso ao código fontes e fazer modificações para melhor atende-lo, links especificos para facilitar a aplicação em um ambiente empresarial.
Liberdade de redistribuir cópias para ajudar ao próximo
Sua mudanças podem ser colocadas em fórums para auxiliar alguem que procura uma adaptação especifica, existem muitos forums que trocam exemplos de programações para definições especificas e modificações no código fonte
Liberdade de melhorar o programa e liberar
Modificações, bug reports, melhorias podem e devem ser adicionadas aos Forums como por exemplo: http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/
3. Em um estudo realizado de análise de programas, efetuado com o Kernel do Linux e de outros programas, chegou-se à conclusão que o Kernel do Linux era o que tinha menos erros por cada 1000 linhas de código e que era o Kernel que mais rapidamente corrigia os erros que eram detectados. Os números são extraordinariamente positivos, das 5.7milhões de linhas de código
...